Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture

Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo, FachadaFachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Interiores, ArmárioFachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Interiores, FachadaFachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de InterioresFachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Mais Imagens+ 11

Mais informaçõesMenos informações
Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Cartier

Descrição enviada pela equipe de projeto. A loja da Cartier está localizada em uma esquina privilegiada de Shinsaibashi, um bairro comercial de alto nível de Osaka, e divide o cruzamento com as fachadas metálicas e envidraçadas da Apple, Nike e Burberry. Sua fachada de madeira tridimensional, projetada pelo escritório Klein Dytham architecture (KDa), envolvendo toda a esquina do edifício, contrasta com os edifícios ao redor e traz um caráter mais quente e intimista para esta área comercial.

Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
Cortesia de Cartier

Para desenvolver uma estrutura com consciência ambiental e que refletisse o compromisso da Cartier com joalharia responsável, a KDa procurou materiais reciclados e de fontes renováveis, bem como mão-de-obra artesanal local. A madeira do Hinoki (cipreste japonês) da Província de Gifu e Kyoto foi escolhida por seus tons quentes e contexto histórico, e para a base estrutural foi utilizado alumínio reciclado.

Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Interiores, Armário
Cortesia de Cartier

O trabalho artesanal tornou-se um dos principais enfoques do projeto, refletindo a excelência dos artesãos da Cartier e seu cuidado meticuloso com os detalhes, paralelamente com o afamado artesanato tradicional japonês.

Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Exterior
Cortesia de Cartier
Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Interiores, Armário
Cortesia de Cartier

O padrão geométrico de diamantes ligeiramente salientes que se interconectam, inspira-se tanto nas jóias clássicas da Cartier quanto no tradicional hinoki masu japonês (caixas de saquê). A madeira de hinoki é proveniente de árvores de 60 a 70 anos de idade, todas de origem local. Foram desenhados doze módulos diferentes para compor a fachada principal, seus cantos, rodapés e detalhes curvos das janelas. No total, foram utilizadas mais de 2.500 peças, produzidas manualmente uma a uma por mestres carpinteiros de Kyoto, utilizando técnicas de marcenaria tradicionais.

Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo
Cortesia de Cartier

Localizada na base de um edifício existente, a loja conta com grandes aberturas nas vitrines e entrada, remetendo a arcos de pé direito duplo, chamando atenção para os dois andares da loja. Com apenas 200mm de área útil entre o edifício existente e o limite do recuo exigido, surgiu o desafio de instalar os elementos na fachada. Para isso, foi desenvolvida uma estrutura de alumínio para receber os módulos de madeira criando painéis que foram então posicionados na fachada.

Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Interiores
Cortesia de Cartier

Tratando-se de um material amplamente utilizado em construções de templos, santuários e castelos, e também em tradicionais ofurôs japoneses e utensílios de cozinha, a madeira de hinoki é naturalmente estável e resistente às intempéries. Para a fachada da Cartier, a madeira foi utilizada com sua coloração e textura natural, com a aplicação de um verniz transparente garantindo proteção adicional contra chuvas e raios UV.

Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Interiores, Fachada
Cortesia de Cartier

Durante o dia, sua face nordeste é iluminada pela luz do sol da manhã, realçando a beleza característica da madeira. No entanto, a cidade de Osaka é tão viva à noite quanto durante o horário comercial. Para manter a fachada destacada também no período noturno, a estrutura é iluminada por LEDs individuais atrás de cada módulo. A iluminação partindo de dentro de cada peça, como se fossem pequenas caixas de luz, cria um efeito que não apenas aumenta a tridimensionalidade da fachada, mas também lhe confere um brilho acolhedor e convidativo.

Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture - Fotografia de Interiores, Fachada
Cortesia de Cartier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shinsaibashisuji, Chuo Ward, Osaka, 542-0085, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fachada da Loja Cartier Shinsaibashi / Klein Dytham architecture" [Cartier Shinsaibashi Façade / Klein Dytham architecture] 29 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964110/fachada-da-loja-cartier-shinsaibashi-klein-dytham-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.