Residência MG08 / BURR Studio

Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de InterioresResidência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, VigaResidência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraResidência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Exterior, CadeiraResidência MG08 / BURR Studio - Mais Imagens+ 22

Madri, Espanha
  • Arquitetos: BURR Studio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CUBRO Design
Mais informaçõesMenos informações
Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. MG08 é uma intervenção arquitetônica para gerar uma residência flexível, capaz de se subdividir em diferentes unidades, de acordo com as necessidades de seus inquilinos.

Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Viga
© José Hevia
Residência MG08 / BURR Studio - Imagem 26 de 27
Planta
Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© José Hevia

Para muitas pessoas, a construção da própria casa é o investimento pessoal mais importante que farão na vida. Na verdade, este é um dos períodos mais estressantes na vida de um cidadão médio europeu. O medo de cometer um erro em um projeto que, na maioria dos casos, carrega uma dívida de mais de 20 anos, faz com que muitas pessoas recorram a modelos habitacionais mais conservadores, menos arriscados, apelando para as referências mais próximas que têm, que geralmente se limitam à casa da família em que cresceram. Em muitos casos a premissa é construir um lar para a vida, apesar de estarmos constantemente expostos a situações que podem exigir que nossas vidas mudem drasticamente, tais como as condições socioeconômicas em que nos encontramos, o aumento ou diminuição do tamanho dos núcleos familiares que coabitam, as condições de mobilidade dos habitantes ou seu estado de saúde, entre muitas outras. Portanto, a casa deve ser capaz de se transformar ou se adaptar à condição mutável de seus habitantes em vez de ser configurada como uma entidade estanque.

Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Porta
© José Hevia
Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores
© Maru Serrano

A intervenção MG08 parte desta premissa para tentar abrir o leque de possibilidades de ocupação de um espaço. María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poder arcar com os custos de compra e construção, os habitantes deste espaço começam a habitá-lo ocupando apenas metade dele como sua casa e alugando a outra metade como uma residência independente. A parede que divide as duas partes é projetada de tal forma que pode ser demolida em seções a fim de ampliar e reduzir as superfícies de ambos os lados. A estrutura pré-existente modula as seções de tal forma que o espaço pode ser distribuído em duas residências com um pátio cada uma (como está no momento); em uma residência maior com um grande pátio e um estúdio com um banheiro aberto para a rua; em uma residência maior com dois banheiros e um pequeno espaço comercial ou finalmente em uma única residência. Este processo de transformações pode acontecer de forma gradual conforme as necessidades econômicas dos habitantes exijam novamente uma renda adicional por um período de tempo, alugando parte do espaço.

Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Maru Serrano

O projeto ocupa um espaço térreo que anteriormente recebia diferentes usos industriais, comerciais ou esportivos, e cuja memória é recuperada no uso de materiais como uma parede de azulejos amarelos típica de um vestiário de ginástica ou o uso de materiais e tratamentos cimentícios em pisos e paredes verticais, dando uma aparência crua e inacabada que reflete a condição temporária dos elementos que se pretende demolir, como a empena cega. Os pátios de ambas as partes ocupam o espaço que antes era de um pequeno edifício industrial com telhado de duas águas, cuja estrutura auto-portante foi mantida.

Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© José Hevia

O projeto de cozinha, desenvolvido em conjunto com a CUBRO, uma equipe especializada no desenvolvimento de cozinhas ad-hoc a partir de estruturas padrão IKEA, tenta quebrar a escala da cozinha, por meio de uma estrutura de piso a teto que transforma a cozinha em um elemento de armazenamento.

Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Exterior, Cadeira
© José Hevia
Residência MG08 / BURR Studio - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência MG08 / BURR Studio" [Vivienda MG08 / BURR Studio] 28 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963999/residencia-mg08-burr-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.