Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE

Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, VigaCabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, VigaCabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, PortaCabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de ExteriorCabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Mais Imagens+ 12

  • Cidade: Préverenges
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, Porta
© Matthieu Gafsou

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016, o clube de ornitologia de Lausanne (COL: Cercle Ornithologique de Lausanne) adquiriu uma pequena cabana de frente para a Île aux Oiseaux (“Ilha dos Pássaros”) em Préverenges, um biótopo artificial recuperado do lago em 2001 e agora classificado como reserva natural oficial. A sua localização está ligada ao estuário natural do Venoge, um rio que desagua no Lago Genebra. Este é um dos principais locais de parada de aves pernaltas migratórias na Suíça, principalmente devido à sua situação geográfica única no eixo do vale do Ródano. Os pássaros que chegam da África param aqui antes de seguirem para seus distantes alojamentos de verão na tundra ártica.

Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de Exterior
© Matthieu Gafsou

Idealmente localizada em frente à ilha, a nova Maison de l'Île aux Oiseaux (casa da ilha dos pássaros) tem como objetivo sensibilizar o público e os alunos da região para as questões relacionadas com a proteção da natureza, o clima e o impacto das atividades humanas na perda de escala locais para pernaltas migratórias.

Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, Viga
© Matthieu Gafsou

Arquitetura / Estrutura Analógica. A arquitetura da casa da ilha dos pássaros se inspira na elegância do mundo dos pássaros (galho, ninho, pena). A sua estrutura é composta por placas verticais maciças, montadas sem cola, que foram dobradas de forma a criar uma estrutura rendilhada de elementos ogivais sugerindo a tensão e delicadeza de um ninho. As placas ogivais que sustentam a cobertura percorrem todo o volume, ornamentando o forro interno. No interior, o visitante encontra um espaço básico e acolhedor, coberto por uma madeira de cor clara que contrasta com o enquadramento mais escuro do volume.

Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Matthieu Gafsou
Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Imagem 12 de 17
Planta
Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de Interiores
© Matthieu Gafsou

A cobertura é generosa, com beirais amplos e é composta por camadas de madeira formadas por finos painéis laminados cruzados e cobertas por um revestimento de zinco preto. A sobreposição de finas camadas de madeira ilumina a estrutura do telhado arejado e aberto, criando uma impressão de suspensão e movimento - um efeito acentuado pela forma como o telhado se curva. A forma leve do telhado também tem uma área de projeção que desliza entre os antigos pinheiros silvestres existentes neste terreno. Desta forma, o pavilhão funde-se de forma muito sensível com o seu entorno, não causando nenhuma perturbação ao ecossistema pré-existente.

Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, Viga
© Matthieu Gafsou

Parado à beira do lago como um pássaro, o pavilhão é elevado acima do solo sobre delicados pés de metal de uma forma que faz referência à sua situação à beira do lago, água, tempo e percurso. Os pés dourados e brilhantes protegem a Maison de l'Île do mau tempo. A entrada principal da casa é feita por uma grande rampa curva que estende o pavilhão em direção à passarela à beira do lago, alcançando os visitantes que estão em frente à ilha. Composto por muitas tábuas verticais e erguido sobre pés de metal como um píer de madeira, sua forma curva e tons contrastantes lembram a cauda de uma pernalta. Uma base de concreto define a transição entre a terra úmida e a madeira elevada acima do nível do solo.

Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE - Fotografia de Exterior
© Matthieu Gafsou

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:île aux Oiseaux, Préverenges, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE" [Observation Hut Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE] 26 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963976/cabana-de-observacao-ile-aux-oiseaux-localarchitecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.