Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE

Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE

© Matthieu Gafsou© Matthieu Gafsou© Matthieu Gafsou© Matthieu Gafsou+ 17

Mais informaçõesMenos informações
© Matthieu Gafsou
© Matthieu Gafsou

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016, o clube de ornitologia de Lausanne (COL: Cercle Ornithologique de Lausanne) adquiriu uma pequena cabana de frente para a Île aux Oiseaux (“Ilha dos Pássaros”) em Préverenges, um biótopo artificial recuperado do lago em 2001 e agora classificado como reserva natural oficial. A sua localização está ligada ao estuário natural do Venoge, um rio que desagua no Lago Genebra. Este é um dos principais locais de parada de aves pernaltas migratórias na Suíça, principalmente devido à sua situação geográfica única no eixo do vale do Ródano. Os pássaros que chegam da África param aqui antes de seguirem para seus distantes alojamentos de verão na tundra ártica.

© Matthieu Gafsou
© Matthieu Gafsou

Idealmente localizada em frente à ilha, a nova Maison de l'Île aux Oiseaux (casa da ilha dos pássaros) tem como objetivo sensibilizar o público e os alunos da região para as questões relacionadas com a proteção da natureza, o clima e o impacto das atividades humanas na perda de escala locais para pernaltas migratórias.

© Matthieu Gafsou
© Matthieu Gafsou

Arquitetura / Estrutura Analógica. A arquitetura da casa da ilha dos pássaros se inspira na elegância do mundo dos pássaros (galho, ninho, pena). A sua estrutura é composta por placas verticais maciças, montadas sem cola, que foram dobradas de forma a criar uma estrutura rendilhada de elementos ogivais sugerindo a tensão e delicadeza de um ninho. As placas ogivais que sustentam a cobertura percorrem todo o volume, ornamentando o forro interno. No interior, o visitante encontra um espaço básico e acolhedor, coberto por uma madeira de cor clara que contrasta com o enquadramento mais escuro do volume.

© Matthieu Gafsou
© Matthieu Gafsou
Planta
Planta
© Matthieu Gafsou
© Matthieu Gafsou

A cobertura é generosa, com beirais amplos e é composta por camadas de madeira formadas por finos painéis laminados cruzados e cobertas por um revestimento de zinco preto. A sobreposição de finas camadas de madeira ilumina a estrutura do telhado arejado e aberto, criando uma impressão de suspensão e movimento - um efeito acentuado pela forma como o telhado se curva. A forma leve do telhado também tem uma área de projeção que desliza entre os antigos pinheiros silvestres existentes neste terreno. Desta forma, o pavilhão funde-se de forma muito sensível com o seu entorno, não causando nenhuma perturbação ao ecossistema pré-existente.

© Matthieu Gafsou
© Matthieu Gafsou

Parado à beira do lago como um pássaro, o pavilhão é elevado acima do solo sobre delicados pés de metal de uma forma que faz referência à sua situação à beira do lago, água, tempo e percurso. Os pés dourados e brilhantes protegem a Maison de l'Île do mau tempo. A entrada principal da casa é feita por uma grande rampa curva que estende o pavilhão em direção à passarela à beira do lago, alcançando os visitantes que estão em frente à ilha. Composto por muitas tábuas verticais e erguido sobre pés de metal como um píer de madeira, sua forma curva e tons contrastantes lembram a cauda de uma pernalta. Uma base de concreto define a transição entre a terra úmida e a madeira elevada acima do nível do solo.

© Matthieu Gafsou
© Matthieu Gafsou

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:île aux Oiseaux, Préverenges, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabana de Observação Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE" [Observation Hut Île aux Oiseaux / LOCALARCHITECTURE] 26 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963976/cabana-de-observacao-ile-aux-oiseaux-localarchitecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.