Casa Riverbank / Wilson Architects

Casa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de InterioresCasa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de ExteriorCasa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaCasa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Riverbank / Wilson Architects - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Wilson Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  252
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alex Chomicz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Astra Walker, Boral, Country Floors, Modular Lighting Instruments, Regency Fireplace, SNB Stone
  • Arquitetos: Nick Lorenz, Maddie Zahos, Hamilton Wilson
  • Arquitetos Paisagistas: John Harrison, Ilka Salisbury
  • Cidade: Brisbane
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Interiores
© Alex Chomicz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é o segundo lar do cliente depois que sua casa de 1930, em Clayfield Brisbane, sofreu um trágico incêndio. A família estava tentado decidir se deveria reconstruí-la ou vender e começar de novo. Nisso, uma propriedade foi colocada à venda em Highgate Hill com localização extraordinária. Frente ao rio, bem acima da água, com vistas por entre as árvores ao sul e totalmente desimpedidas ao norte. Também possuía uma servidão ajardinada (sem acesso para carros) que descia até o rio e visualmente aumentava a largura do terreno.

As investigações iniciais pairavam sobre uma pequena casa existente do pós-guerra e a possibilidade de ser remodelada que foi invalidada devido ao seu estado decrépito e evidência de amianto. Quase todas as casas adjacentes com ‘caráter de Brisbane’ foram removidas há muito tempo, mas, apesar disso, a aprovação do empreendimento foi suspensa para garantir que o novo volume seguisse suas diretrizes específicas de ‘caráter’.

Casa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Interiores
© Alex Chomicz
Casa Riverbank / Wilson Architects - Imagem 19 de 19
Planta - Térreo
Casa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Alex Chomicz

A casa explora características mais profundas da vida no subtrópico. Limites esfumaçados entre espaços internos e externos; muito calor e luz solar; privacidade entre outras moradias isoladas.

Casa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Alex Chomicz

As estratégias surgiram em resposta ao local e ao contexto. Os quartos ocupam o elemento "alto" que se articula com a rua por uma varanda com tela de madeira finamente trabalhada. Este dispositivo arquetípico é frequentemente treliçado ou coberto com venezianas de madeira para fornecer privacidade e controle da luz solar. Aqui, ele forma uma fachada padronizada, pronta para envelhecer no tempo até atingir os tons de cinza. A paisagem é uma parte importante da história de Queensland.

Casa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Exterior, Viga
© Alex Chomicz
Casa Riverbank / Wilson Architects - Imagem 17 de 19
Planta - Primeiro Pavimento

Devido à falta de abastecimento de água confiável, muitas dessas paisagens foram deixadas como gramados que escureciam na estação seca e voltavam à vida notavelmente após a chuva. Na extremidade da casa estavam as plantas exóticas que poderiam ser razoavelmente regadas à mão, bem como uma horta para compensar o fornecimento do mercado. As árvores nativas se desenvolveriam onde seu território não fosse controlado. Aqui, todas as partes desta história são reveladas. Um pequeno pedaço de gramado faz parte da antiga casa ao norte com uma horta facilmente acessada fora da cozinha. Além do limite do gramado ao norte, um jardim nativo se eleva artificialmente para replicar as colinas distantes enquanto compõe o primeiro plano de outras casas.

Casa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Alex Chomicz

Ao sul, a paisagem reconhece seu lugar único e particular em Brisbane. O rio é revelado através de uma antiga vegetação ribeirinha. Uma escada original de concreto que desce até o rio, cortada na margem, foi cuidadosamente mantida, (antes onipresentes, restam muito poucas em Brisbane). Do norte ao sul, a paisagem parece perfeitamente conectada, presciente, controlada e selvagem.

Casa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Alex Chomicz

Um muro de concreto define uma borda privada para o terreno, bem como estabelece uma jornada teatral do domínio público para o íntimo. Limitada por uma rua, uma nova "trilha" se estende da esquina, fortemente vegetada para esconder os veículos desajeitadamente estacionados, em direção a um pequeno pavilhão de madeira fixado contra o alto muro de concreto. A abertura nesta parede aumenta a transição de fora para dentro. Um lago se estende por toda a largura do jardim, trazendo a luz para o volume de madeira.

Casa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Exterior
© Alex Chomicz
Casa Riverbank / Wilson Architects - Imagem 18 de 19
Corte

A ideia principal para a casa era conectar a paisagem do pátio norte com a paisagem extensa do sul que compreende o rio e antigas árvores. A parede de concreto permite que o material flua perfeitamente de dentro para fora, acordada em não comprometer o entorno.

Casa Riverbank / Wilson Architects - Fotografia de Exterior
© Alex Chomicz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Riverbank / Wilson Architects" [Riverbank House / Wilson Architects] 09 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963075/casa-riverbank-wilson-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.