Casa das Pedras / TETRO Arquitetura

Casa das Pedras / TETRO Arquitetura
© Gustavo Xavier
© Gustavo Xavier

© Gustavo Xavier© Gustavo Xavier© Gustavo Xavier© Gustavo Xavier+ 31

  • Arquitetos: TETRO Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Gustavo Xavier
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello, Alusilva Esquadrias de Aluminio, Artpedras, Estrutura Metálica Silva, Isolar, Marmoraria Sul Minas, Sam Remo Móveis e Marcenaria, iluminar
  • Arquitetos Responsáveis:Carlos Maia, Débora Mendes e Igor Macedo
  • Colaboradores:Laura Georgia R. Layoun, Déborah Martins, Thamara Faria, Luisa Lage
  • Projeto Estrutural De Concreto:Bicalho Rodrigues Engenharia Civil e Estrutural
  • Projeto De Instalações Elétricas, Hidráulicas E De Ar Condicionado:PROALPHA Engenharia e Consultoria
  • Construção:INHAUS ENGENHARIA
  • Paisagismo:Rozalia Magna Iris
  • Iluminação:ILUMINAR
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa, implantada em meio a natureza, está localizada na Serra da Moeda, à aproximadamente 30km de Belo Horizonte. O terreno possui uma vegetação nativa de mata atlântica, com diversas pedras e grandes árvores, e possui um acentuado declive, o que possibilita uma impressionante vista para as montanhas.

© Gustavo Xavier
© Gustavo Xavier
Planta -  Segundo pavimento
Planta - Segundo pavimento
© Gustavo Xavier
© Gustavo Xavier

A casa é inserida como um elemento horizontal, solto sobre terreno, e se desdobra para ocupar o espaço entres as árvores, abraçar as grandes rochas e se direcionar para a vista. Sua implantação se dá em dois níveis, sendo que no nível superior estão localizados praticamente todos os espaços privativos e no inferior estão localizados os espaços destinados aos usos de lazer.

© Gustavo Xavier
© Gustavo Xavier

O acesso principal se dá por uma varanda, localizada no centro do pavimento privativo. Por esse espaço pode-se acessar a sala com a cozinha integrada ou a varanda lateral que dá acesso aos quatro quartos. A Casa tem as circulações das áreas íntimas abertas para usufruir da paisagem e do ar puro das montanhas. O bloco de quartos destaca-se do terreno e projeta-se em balanço em meio a copa das árvores criando uma relação intensa com o lugar.

© Gustavo Xavier
© Gustavo Xavier

O nível inferior pode ser acessado por uma escada externa anexa à sala ou por uma escada de pedra lateral à casa e sobre o terreno natural. Neste nível inferior estão localizados um espaço gourmet com uma área de estar, os vestiários e o playground para as crianças.

© Gustavo Xavier
© Gustavo Xavier

O projeto foi concebido em uma estrutura mista em concreto e aço. O volume da casa é estruturado em concreto que gera os grandes balanços entre as árvores. A cobertura sobre os espaços sociais foi concebida como um telhado de uma água em estrutura metálica e forro em madeira e sua forma, além de aumentar o pé direito desses espaços, se abre para a vista da serra.

© Gustavo Xavier
© Gustavo Xavier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Pedras / TETRO Arquitetura" 10 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963064/casa-das-pedras-tetro-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.