Villa Varoise / NADAAA

Villa Varoise / NADAAA - Fotografia de ExteriorVilla Varoise / NADAAA - Fotografia de ExteriorVilla Varoise / NADAAA - Fotografia de InterioresVilla Varoise / NADAAA - Fotografia de InterioresVilla Varoise / NADAAA - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: NADAAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  490
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:John Horner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bisazza, Boffi, Buschfeld, CEA Design, Cemex, Elumin, Flaminia, KNX, Luce&Light, Molto Luce, Much more than a window, Porro, SHUI, Smallbone, Studio Italia Design - Lodes
  • Arquiteto Responsável: Nader Tehrani
  • Coordenadores De Projeto: Harry Lowd, RA; Lisa LaCharité
  • Equipe De Projeto: Rawan Alsane, Tom Beresford, Craig Chapple, Katie Faulkner, Dan Gallagher, John Houser, Ellee Lee, Kevin Lee, Parke MacDowell, Ryan Murphy, Jonathan Palazzolo, Joana Rafael, Caitlin Scott, Tim Wong
  • Interiores: BIDARD & RAISSI
  • Mobiliário: CORSO EUROPA
  • Automação: LIVEWIRE
  • Paisagismo: Jean Mus, ATRIUM & ARHAMI
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: TPFI
  • Engenheiro Estrutural: ECI, Simpson, Gumpertz & Heger, MAURO
  • Lighting Design: INEDIT
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Villa Varoise / NADAAA - Fotografia de Exterior
© John Horner

Descrição enviada pela equipe de projeto. No sul da França, localizada em uma colina de oliveiras, pinheiros e vinhedos, foi projetado um retiro familiar, com a missão de manter a vitalidade do local. Em um contexto agrícola, o objetivo da família era cultivar a paisagem como parte de sua natureza.

Villa Varoise / NADAAA - Fotografia de Exterior, Fachada
© John Horner
Villa Varoise / NADAAA - Fotografia de Exterior
© John Horner

A casa também precisava respeitar as diretrizes de zoneamento, restrita para materiais vernaculares regionais e processos de construção locais, considerando sua implantação em um terreno acidentado. Tais ações resultaram na integração da casa com a paisagem, através da produção de um perímetro monumental do volume para o pátio central.

Villa Varoise / NADAAA - Imagem 19 de 31
Planta do Pavimento Superior
Villa Varoise / NADAAA - Imagem 20 de 31
Planta Pavimento Térreo

Durante séculos, o pátio fechado foi sobreposto em várias configurações geográficas - cada vez sendo transformado conforme o clima, os rituais e as práticas construtivas do local. Neste caso, sendo considerado um meio de captação externo ao edifício, o pátio foi definido pela sua interioridade.

Villa Varoise / NADAAA - Fotografia de Interiores
© John Horner
Villa Varoise / NADAAA - Fotografia de Interiores, Cadeira
© John Horner

O pátio oferece uma relação de interioridade e exterioridade simultâneas - protegidas e também engajadas. O perímetro resultante é uma superfície regulada, que permeia entre a geometria de uma escada, da piscina e das áreas de estar acima.

Villa Varoise / NADAAA - Fotografia de Interiores
© John Horner
Villa Varoise / NADAAA - Fotografia de Interiores
© John Horner

Estruturalmente, a cobertura é formada por uma série de beirais ativos na superfície, que produzem uma grande estabilidade lateral. A inclinação do elemento maximiza o envelope de zoneamento, de forma a permitir a entrada da luz do sul. Sob a cobertura estão localizados os principais espaços de convivência, estar e áreas íntimas. A ala inferior é concebida como um corredor de rua, que abriga uma sala de leitura e os demais quartos, que se abrem diretamente para a paisagem.

Villa Varoise / NADAAA - Fotografia de Exterior, Fachada
© John Horner

A maioria dos espaços habitacionais da casa são ao ar livre, aproveitando diferentes pontos de vista, horários do dia e áreas íntimas e sociais. Por isso, a arquitetura da casa estende-se pela paisagem, conserva-a e enquadrando os espaços intermediários.

Villa Varoise / NADAAA - Fotografia de Exterior
© John Horner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Villa Varoise / NADAAA" [Villa Varoise / NADAAA] 08 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962959/villa-varoise-nadaaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.