Casa em Son Puig / RipollTizon Estudio de Arquitectura

Casa em Son Puig / RipollTizon Estudio de Arquitectura

© José Hevia© José Hevia© José Hevia© José Hevia+ 25

Palma, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis:Pep Ripoll, Juan Miguel Tizón
  • Equipe De Projeto:Pablo García, Erik Herrera
  • Técnico:Toni Arqué
  • Estrutura :Jorge Martín Ortega
  • Cidade:Palma
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em Son Puig, um bairro na periferia da cidade de Palma, Espanha, composto majoritariamente por moradias unifamiliares isoladas. O lote que a casa ocupa situa-se em uma esquina elevada em relação à rua e goza de boas vistas coincidindo com uma boa orientação.

© José Hevia
© José Hevia
Plantas
Plantas
© José Hevia
© José Hevia

O projeto deve esgotar a área máxima edificável permitida para resolver um programa com quatro quartos, três banheiros, sala de jantar, sala de estar, escritório e outras unidades auxiliares. Devido à superfície limitada do terreno, decidiu-se compactar o volume e posicioná-lo em um canto para liberar ao máximo a área do jardim com boa orientação. Como resultado desta estratégia surge uma casa de planta quase quadrada, concentrada e dividida em quatro quadrantes de diferentes tamanhos que giram em torno de um vazio central onde se encontra a escada. A casa é o resultado de um exercício de concentração funcional e estrutural. A estrutura, resolvida em concreto armado, gera o espaço da casa, caracteriza o interior e determina muitas das decisões formais adotadas.

© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia

Os quartos estão organizados em diferentes níveis e relacionam-se de forma fluida e dinâmica segundo uma sequência que estabelece diferentes graus de intimidade à medida que se sobe, indo das áreas públicas, relacionadas com o nível do jardim, às privadas dispostas em níveis superiores. O interior dinâmico da casa contrasta com a neutralidade exterior do volume. A construção apresenta-se como uma peça monolítica compacta cujo envoltório externo é recortado com orifícios de diferentes tamanhos e profundidades, regulados de acordo com a orientação e o programa.

© José Hevia
© José Hevia
Corte 03
Corte 03
© José Hevia
© José Hevia

Tanto a estrutura como grande parte dos materiais utilizados na construção são visíveis e não revestidos, procurando de alguma forma valorizar a sinceridade estrutural e construtiva, e que esta faça parte da imagem final da casa.

© José Hevia
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Son Puig / RipollTizon Estudio de Arquitectura" [Casa en Son Puig / RipollTizon Estudio de Arquitectura] 02 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962628/casa-em-son-puig-ripolltizon-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.