Casa Jardim Escandón / CPDA Arquitectos

Casa Jardim Escandón / CPDA Arquitectos
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro© Jaime Navarro+ 17

  • Arquitetos: CPDA Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Arquiteto Responsável:Juan Pablo Cepeda
  • Equipe De Projeto:Eloisa Queijeiro, Luis Enrique Angeles, Agustin Perez
  • Engenharia:Marcos Molinar
  • Consultores:Garrido Instalaciones
  • Cidade:Cidade do México
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Jardim Escandón está localizada na Calle de Agricultura, 49, no bairro Escandón, da Cidade do México, a edificação é um complexo de uso misto com habitações e comércio de rua. O bairro de Escandón passou por um recente boom nos últimos anos, sendo ocupado por uma população jovem, onde os edifícios art déco coexistem com novos blocos contemporâneos, assim como as lojas clássicas de esquina e artesanato tradicional.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

A CPDA projetou a edificação com o intuito de ser vivida no interior do complexo, que possui um pátio interno estreito, mas deliciosamente verde, que está oculto na coluna vertebral do complexo, promovendo uma sensação de tranquilidade, presente em todo o edifício. Ao trazer luz natural e ventilação cruzada para cada uma das 14 unidades, o espaço compacto é percorrido por um caminho em zigue-zague, que acomoda varandas triangulares para alguns apartamentos no térreo.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

As fachadas revestidas com pedra Galarza, retomam a inspiração tradicional que identifica o bairro. A fachada com duas águas, voltada para a rua, destaca as lajes de concreto, que por sua vez, no primeiro pavimento, se destacam do alinhamento, para configurar varandas, que permitem uma relação mais livre com o exterior nas áreas sociais das unidades residenciais. Por outro lado, as fachadas internas voltadas para o pátio central, possuem outra linguagem, na qual foi criado um jogo de janelas, aberturas e coberturas diferentes, com uma e duas águas, para configurar uma forma simples, dinâmica, divertida e engenhosa do conjunto.

Os tijolos de pedra Galarza, oferecem um pano de fundo nítido, mas tátil para a rica vegetação do pátio, enquanto os tons terrosos nas janelas e grades reforçam uma atmosfera relaxante. No pequeno pátio, a combinação despojada de tons claros e a articulação sutil de tijolos também tornam o espaço mais confortável.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro
Corte
Corte
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

No térreo foram alocados quatro apartamentos, cada um com um espaço verde privativo, e dez apartamentos maiores, no estilo triplex. Atendendo também a famílias, as unidades com estilo tradicional nos andares superiores dispõem de um jardim privativo na cobertura. Além disso, na cobertura, que define a presença do edifício ao nível da rua, foram localizados espaços verdes ao ar livre, com discretos volumes residenciais na cor rosa. A cobertura oferece um toque de estilo no horizonte arborizado do entorno.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O pátio central do empreendimento abriga uma variedade de plantas e espécies nativas, tolerantes aos raios solares, cuja familiaridade com o clima local dispensa a necessidade de muitas manutenções futuras. Um espaço que convida a refletir e contemplar o jardim central e as suas diferentes espécies de flores. Este jardim interino é o elemento mais importante da proposta do projeto, onde procuramos uma presença mágica, onde a arquitetura cria o espaço de permanência e contemplação. Considerando cuidadosamente a distância, orientação e disposição das varandas voltadas para o pátio central, o resultado é uma interação discreta, privada e pacífica entre os residentes e seu “jardim secreto” compartilhado.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O acesso foi concebido como uma gruta com telhado de duas águas, que parece ter sido esculpida no volume de pedra, e funciona como uma transição entre a rua e o interior do complexo. Neste espaço, os visitantes são recebidos com uma visão enquadrada pela luz, pela paisagem e pelas pedras, um momento em que a pessoa se afasta da realidade da cidade.

O resultado é uma manifestação física da ideia de que a arquitetura pode se conectar com o ambiente construído e o meio natural, agregando seus benefícios para oferecer uma experiência de vida mais completa e harmoniosa.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Agricultura 49, Escandón I Secc, Miguel Hidalgo, 11800 Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jardim Escandón / CPDA Arquitectos" [Casa Jardín Escandón / CPDA Arquitectos] 02 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962546/casa-jardim-escandon-cpda-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.