Parque Little Island / Heatherwick Studio

Parque Little Island / Heatherwick Studio

© Angela Weiss, Getty Images© Timothy Schenck© Timothy Schenck© Timothy Schenck+ 41

  • Diretor De Projeto:Thomas Heatherwick
  • Líder De Equipe:Mat Cash
  • Líderes De Projeto:Paul Westwood, Neil Hubbard
  • Projeto Técnico:Nick Ling
  • Equipe De Projeto:Sofia Amodio, Simona Auteri, Mark Burrows, Jorge Xavier Méndez- Cáceres, John Cruwys, Antoine van Erp, Alex Flood, Michal Gryko, Ben Holmes, Ben Jacobs, Francis McCloskey, Stepan Martinovsky, Simon Ng, Wojtek Nowak, Giovanni Parodi, Enrique Pujana, Akari Takebayashi, Ondrej Tichý, Ahira Sanjeet, Charles Wu, Meera Yadave
  • Arquitetos Executivos:Standard Architects
  • Execução:Jordan Bailiff, Einar Blixhavn, Darragh Casey, Hayley Henry, Hannah Parker, Luke Plumbley, Jeff Powers
  • Cliente 1:Hudson River Park Trust (HRPT) & Pier 55 Project Fund (P55P)
  • Cidade:New York
Mais informaçõesMenos informações
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck

Descrição enviada pela equipe de projeto. Little Island é um parque público que abriga três novos espaços de apresentação no rio Hudson. Projetado como um paraíso para as pessoas e para a vida selvagem, é um oásis verde, suspenso sobre a água por colunas escultóricas, e localizado a uma pequena distância caminhável do Lower West Side de Manhattan, através de uma plataforma de madeira.

© Timothy Schenck
© Timothy Schenck
Planta primavera
Planta primavera
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck

O Heatherwick Studio foi convidado inicialmente pelo filantropo Barry Diller e pelo Hudson River Park Trust para criar um pavilhão para um novo píer a sudoeste de Manhattan. Ao invés de projetar um objeto decorativo para repousar sobre o Hudson River Park, a equipe de projeto viu uma oportunidade para reimaginar o que um píer poderia ser. O ponto de partida não foi a estrutura, mas a experiência dos visitantes: a empolgação de estar sobre a água, a sensação de deixar a cidade para trás e estar imerso na vegetação – inspirado no Central Park, onde é possível esquecer que você está no centro da cidade mais densamente povoada dos Estados Unidos.

© Timothy Schenck
© Timothy Schenck
Corte geral B
Corte geral B
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck

Os píeres são tradicionalmente planos de forma a possibilitar que os barcos atraquem, mas eles precisam ser? Em contraste com as ruas planas de Manhattan, a equipe de projeto desejou criar uma nova topografia para a cidade, que poderia se erguer para moldar espaços variados. A primeira iteração foi uma forma de folha curva flutuando sobre a água, suas veias subindo como costelas nas bordas para proteger o espaço do vento. A ideia de levantar o parque sobre suas fundações partiu das estacas de madeira existentes na água, restos dos muitos píeres que costumavam se estender desde a linha costeira de Manhattan. Sob as pontas visíveis da madeira, as estacas se tornaram um habitat importante para a vida marinha e são um local de reprodução protegido para os peixes.

© Angela Weiss, Getty Images
© Angela Weiss, Getty Images
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck

O Heatherwick Studio considerou o píer como uma experiência completa; um objeto único e coeso, em vez de uma série de elementos não relacionados entre si. Novos apoios seriam necessários para suportar qualquer tipo de píer. Em vez de estacas segurando um deck, as estacas se tornam o deck – elas se expandem em jardineiras que se unem para criar a superfície do parque. A altura das estacas varia para criar os contornos do parque: o canto do cais é suspenso para permitir que a luz do sol alcance o habitat marinho, e a borda desce para definir colinas, mirantes e para esculpir um anfiteatro natural para apresentações. Desta forma, o píer e sua estrutura de apoio são um só.

© Timothy Schenck
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck

As jardineiras ou "vasos" são preenchidos com mais de cem espécies diferentes de árvores e plantas nativas, que incentivam a biodiversidade e são capazes de prosperar no clima de Nova Iorque – cada canto da ilha representa um microclima diferente. Para determinar a forma dos vasos, a equipe de projeto procurou a natureza e o mosaico de gelo que se forma ao redor das estacas de madeira quando o rio congela. O estúdio reinterpretou isto em um padrão "tecido" que parece orgânico, mas usa elementos repetidos que puderam ser padronizados para a fabricação. Foi tomado o cuidado de variar o ângulo e a repetição dos vasos no perímetro, onde eram mais visíveis. Para dar ao concreto estrutural uma qualidade suave e tátil, o Heatherwick Studio trabalhou em estreita colaboração com um fabricante local. Os componentes pré-fabricados foram transportados por barcos e montados no local, minimizando as perturbações para a cidade.

© Timothy Schenck
© Timothy Schenck

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Little Island, Pier 55 at Hudson River Park Hudson River Greenway, New York, NY 10014, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Little Island / Heatherwick Studio" [Little Island Park / Heatherwick Studio] 26 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962378/parque-little-island-heatherwick-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.