Escritório Capitania / Canoa Arquitetura

Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Sofá, JanelaEscritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraEscritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraEscritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, PrateleiraEscritório Capitania / Canoa Arquitetura - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Canoa Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Herman Miller, Ateliê Laranjeiras, Brastemp, Deca, Electrolux, Fernando Jaeger, Fórmica, Granidomus, Knauf, LUMITEK, Legrang, Miaki Revestimentos, REKA, Resinaria, Selvvva
  • Arquitetos Responsáveis: Mario Moura, Victor Gurgel
  • Luminotécnica: Ricardo Heder
  • Elétrica E Hidráulica: Ramoska & Castellani
  • Ar Condicionado: TR Thermica
  • Gerenciamento De Obra: Canoa Arquitetura
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Capitania, localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima em São Paulo, é um projeto de 1973 de Pedro Paulo de Melo Saraiva e representa parte marcante da produção do arquiteto.

O projeto é definido por sua solução estrutural – característica principal na obra de Saraiva – dispondo os pilares ao longo da fachada nos pavimentos tipo, o que, a um só tempo, libera as plantas dos conjuntos comerciais e busca amenizar os efeitos da incidência solar nas fachadas, compostas por amplas esquadrias de alumínio.

Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Ana Mello
Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Imagem 22 de 24
Planta
Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Ana Mello

Nosso projeto para um escritório de advogados em um dos conjuntos do Capitania procurou explorar suas qualidades originais através da demolição completa de divisórias e forros de gesso, revelando a estrutura de concreto aparente e evidenciando ainda mais o partido estrutural do edifício.

Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Ana Mello

Tomamos como premissa a percepção integral do conjunto e a distribuição do programa de necessidades guiou-se pela elegante grelha de vigas, de modulação rígida e cuidadosamente articulada com os pilares da fachada.

Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela
© Ana Mello

Uma única divisória de vidro acústico, piso-teto, alinhada ao núcleo central de circulação do edifício, conformou a sala de reuniões; um volume de vidro, solto do teto e modulado pela estrutura foi posicionado como uma continuidade do bloco de banheiros existente e permitiu conformar dois espaços: o espaço de trabalho com mesas coletivas para até 12 pessoas – uma solicitação específica da cliente – e um estar-recepção. Dentro do volume de vidro translúcido foram alocadas uma pequena copa e uma sala para ligações telefônicas.

Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Sofá, Pia, Cadeira
© Ana Mello
Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Imagem 24 de 24
Corte transversal
Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela
© Ana Mello

Se, por um lado, o projeto se orienta pela rigorosa modulação do edifício, a escolha pelo piso monolítico, sem juntas, contribui para a leitura integral de um único espaço.

Entre as vigas de concreto aparente foram instalados panos de forro de gesso acústico. O sistema de ar condicionado pré-existente foi adaptado, adotando dutos aparentes de chapa galvanizada de seção elíptica para a distribuição do ar.

Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Prateleira
© Ana Mello

As divisórias de vidro têm perfis chatos de aço, escolhidos pela marcante esbeltez. O seccionamento das divisórias foi pensado em função das dificuldades de transporte dos vidros, limitado pelo acesso de escadas e elevadores do edifício. 

Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Ana Mello

Toda a marcenaria em compensado naval e fórmica branca foi desenhada sob medida: armários, gabinetes, aparadores e prateleiras para livros assim como as mesas de trabalho, nas quais a preocupação com detalhes de ergonomia – como a facilidade de acesso a tomadas e pontos de rede e iluminação específica de trabalho – foi preponderante.

Nos sanitários e copa houve uso de placas pré-moldadas de granilite ora como revestimento de parede, ora como divisória e ora como bancada.

Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela
© Ana Mello

Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Ana Mello

O projeto luminotécnico tira partido de linhas de luz muito concisas, que iluminam diretamente os planos de trabalho ou indiretamente o teto ou paredes, de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Como resultado observamos uma intervenção muito sensível às especificidades do edifício, um espaço de trabalho muito agradável, visualmente integrado e que desfruta abundantemente a paisagem edificada da cidade.

Escritório Capitania / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Sofá, Janela
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Capitania / Canoa Arquitetura" 25 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962209/escritorio-capitania-canoa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.