Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto

Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de InterioresCasa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de Interiores, VigaCasa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de ExteriorCasa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Sho Date, Shuhei Goto
  • Cidade: Kobe
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de Exterior
© Kenta Hasegawa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa fica em frente a um parque muito visitado pelos moradores da comunidade e que serve como porta de entrada para se aproximar do santuário Yuzuruha, com 1170 anos de história.

Árvores altas e uma variedade de flores alinham-se ao longo do parque, marcando as mudanças das quatro estações. Um dos principais desejos na concepção deste projeto foi a relação com o parque, a convivência com ele.

Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de Interiores, Viga
© Kenta Hasegawa

O terreno, com 5 m de largura e 17 m de comprimento, está voltado para o parque do lado sul. Nossa intenção principal era levar as vistas desse espaço público até o fundo do longo e estreito terreno. Quanto a planta, o espaço é deliberadamente dividido em uma direção longitudinal. No lado oeste, a cozinha, banheiro e escada estão concentrados, enquanto três camadas de espaços abertos em forma de túnel conectam o parque e o quintal no lado leste.

Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Kenta Hasegawa
Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Imagem 28 de 28
Planta - Primeiro Pavimento
Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de Interiores
© Kenta Hasegawa

O volume é escalonado de norte a sul, e a entrada da residência, com a varanda separada pela parede em forma de "L", serve como espaço de transição. Os terraços cobertos que dão acesso ao banheiro, cozinha, lavandaria e quintal funcionam como espaços privados, ao mesmo tempo em que proporcionam luz e ventilação naturais.

Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Viga
© Kenta Hasegawa

Analisando o projeto em corte, os espaços são compostos de forma a poderem ter vistas não só do interior, mas também do parque exterior e do quintal através do espaço vazio na sala de estar voltada para o parque, do espaço vazio no terraço com vista para o quintal, e através do vão criado pelas aberturas na laje do terceiro andar.

Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Imagem 27 de 28
Corte 02
Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de Interiores
© Kenta Hasegawa

Em relação à estrutura, optamos por uma convencional de pilares e vigas de madeira para diminuir a sensação de volume e ecoar os troncos das árvores do parque. Esperamos criar a sensação de estender as árvores do parque para dentro da casa, instalando uma série de pilares, vigas e suportes criando um túnel. Além disso, o terreno é ajustado a uma certa altura para que os habitantes possam ver diretamente a vegetação exuberante das grandes árvores.

Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de Exterior
© Kenta Hasegawa

Nosso objetivo é criar um espaço de convivência que pareça estar dentro do parque. Ao conectar naturalmente os andares superior e inferior e o interior e exterior da casa, o ambiente do parque se estende a todo o espaço, esfumaçando a fronteira entre o parque e o interior da casa.

Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto - Fotografia de Exterior
© Kenta Hasegawa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa para Viver no Parque / Sho Date + Shuhei Goto" [House for Living in the Park / Sho Date + Shuhei Goto] 25 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962160/casa-para-viver-no-parque-sho-date-plus-shuhei-goto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.