Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos

Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de Interiores, VigaCabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de Exterior, Madeira, FachadaCabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de ExteriorCabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Mais Imagens+ 19

Matanzas, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  58
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, CHC, Kitchen Center, Trimble Navigation, Wolf
  • Arquitetos Respnsáveis: Nicolás Opazo Marchetti, Felipe Croxatto Viviani
  • Equipe: Martín Dellatorre, Daniela Mármol, Juan Quiroga, Maximiliano Valle
  • Engenharia: Luis Della Valle Solari
  • área Cabana “La Loica” : 20 m2
  • área Cabana “La Tagua”: 25 m2
  • Cidade: Matanzas
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu como uma segunda casa costeira. Estas duas cabanas são destinadas para duas pessoas e estão localizadas em Matanzas, Navidad, na VI Região do Chile, 2 horas e 30 minutos de Santiago. Estão situadas a 60 / 80 metros acima do nível do mar, na encosta do morro Lagunilla de Matanzas, em frente à "Lobera", um grande maciço rochoso no mar, onde vivem leões marinhos e outras espécies nativas.

Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Cristobal Palma / Estudio Palma
Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Imagem 11 de 24
La Tagua - Planta 1º Pavimento
Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Matanzas tornou-se um dos principais polos de atração mundiais de esportes como o Kitesurf e o Windsurf, graças às suas excelentes condições de ondas e ventos. Esses foram fatores relevantes no desenvolvimento da proposta.

O processo de projeto apresentou-se como uma oportunidade de experimentação em busca de uma proposta que consiga dominar a encosta e fundir a arquitetura com a natureza.

Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de Exterior, Madeira, Fachada
© Cristobal Palma / Estudio Palma

As cabanas "La Loica" e "La Tagua", batizadas com nomes de pássaros chilenos, foram implantadas sob a topografia com uma estrutura de pilares de madeira que permitem consolidar uma plataforma principal, sobre a qual se organiza o programa.

Cada cabana é resolvida em poucos metros quadrados, entregando um total de 20m² de área útil na "La Loica" e 25m² de área útil na "La Tagua".

Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Um grande monoespaço tipo loft conecta visualmente e espacialmente todos os espaços interiores. No nível de acesso encontra-se a sala de estar e jantar, cozinha e banheiro - desenvolvidas com móveis que se integram na arquitetura, permitindo a optimização do espaço. Na fachada poente abrem-se grandes janelas, que aumentam a sensação de se estar suspenso sobre o mar, dominando o horizonte.

Em ambas as cabanas, o quarto principal está localizado no nível superior, o qual é acessado por uma escada vertical em forma de navio, espacialmente conectada ao restante do programa por meio de um pé-direito duplo. Este recinto procura enquadrar e direcionar as vistas, apontando e mostrando a sul a grande colina arborizada e olhando a norte a grande rocha / Lobera no mar.

Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Cristobal Palma / Estudio Palma
Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Imagem 16 de 24
La Tagua - Axonométrica

As portas de acesso de cada cabana abrem-se amplamente para os terraços dispostos na face norte, de forma a ligar o interior e o exterior, e conseguir uma extensão e interação dos programas. Isto permite que o edifício funcione como proteção dos ventos fortes que sopram de sudoeste, consolidando um grande mirante para o exterior.

Os edifícios são construídos inteiramente em madeira, com a estrutura principal em pinho impregnado, seco em câmara, o que melhora o seu desempenho a longo prazo. Para o revestimento interno, foi proposta uma ripa de madeira de pinho de ½ "x 3", e o revestimento externo foi trabalhado com uma placa de carvalho reciclado. Esse material inerte é tratado com um óleo derivado do petróleo, que confere estabilidade e resistência à corrosão marinha, além de entregar uma imagem rústica que se mistura com a paisagem.

Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cabanas de Veraneio La Loica e La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos" [Cabañas La Loica y La Tagua / Croxatto y Opazo Arquitectos] 24 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962154/cabanas-de-veraneio-la-loica-e-la-tagua-croxatto-y-opazo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.