Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Cristobal Palma / Estudio Palma

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casa 14 / Alvano y Riquelme

© Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma + 15

Casablanca, Chile
  • Arquitetos: Alvano y Riquelme
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 120.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017

Arquiteturas temporárias: 13 espaços públicos que ativam a cidade

© Sebastien Michelini © Shawn Liu © Marco Canevacci © Gijo Paul George + 14

De modo geral, os esforços na indústria da construção se voltam a projetos de espaços permanentes e duráveis. No entanto, em algumas ocasiões, a criação de espaços temporários pode ser de grande ajuda não apenas ao oferece uma opção de infraestrutura rápida em casos emergenciais, mas também ao ativar espaços residuais ou abandonados de nossas cidades. Para exemplificar o potencial dessas intervenções, apresentamos 13 espaços públicos temporários bem sucedios. 

Casa Kiltro / Supersudaka

Courtesy of Supersudaka Courtesy of Supersudaka Courtesy of Supersudaka © Cristobal Palma / Estudio Palma + 30

Talca, Chile
  • Arquitetos: Juan Pablo Corvalán, Gabriel Vergara
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 104.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2008

Internato no campus de agronomia Bella Vista na Bolívia / CODE

© Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma + 18

Bares e restaurantes: 50 exemplos em plantas e cortes

A organização espacial de um restaurante ou bar é essencial para o seu sucesso. Diante desse desafio de projeto, alguns arquitetos obtiveram êxito ao propor espaços que melhoram a experiência gastronômica oferecida por estes estabelecimentos. 

Dito isto, veja a seguir 50 estabelecimentos gastronômicos em plantas e cortes para inspirar seu próximo projeto. 

Edifício de salas de aula UDEP / BARCLAY&CROUSSE Architecture

© Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma + 23

Piura, Peru

Casa Clara / Tovo Sarmiento arquitectos

© Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma + 18

Caballito, Argentina

Como calcular e projetar escadas helicoidais

Escadas helicoidais podem economizar metros quadrados valiosos em ambientes pequenos e vencer a altura do pé-direito ocupando muito menos área do que uma escada convencional. Podem também ser objetos icônicos nos projetos, com formas arrojadas e diversas configurações. No entanto, o seu projeto exige atenção, para que não se tornem desconfortáveis ou perigosas. Atualmente os softwares BIM vem tornando esse processo muito mais simples, mas é sempre importante entender as restrições e alguns dos conceitos básicos para um desenho adequado.

Museu da Cultura Paracas / BARCLAY&CROUSSE Architecture

Ica, Peru

Casa Roel / Isaac Broid + Felipe Assadi + Francisca Pulido

© Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma + 21

Cidade do México, México

Em foco: Smiljan Radić

Conhecido principalmente por seu projeto para o Serpentine Gallery Pavilion de 2014, o arquiteto Smiljan Radić (nascido no dia 21 de junho de 1965) é uma das figuras mais proeminentes da arquitetura chilena contemporânea. Com uma abordagem distinta em relação à forma, materiais e contextos naturais, Radić  se detém sobretudo em projetos de pequena e média escala que flertam com a noção de fragilidade.

Biblioteca Brasiliana recebe o segundo lugar no Prêmio Oscar Niemeyer 2016

O Prêmio “Oscar Niemeyer” para a Arquitetura Latino-americana 2016 - que será entregue a cada dois anos a uma obra construída pelo caráter exemplar do projeto, por seus valores como proposta arquitetônica e tecnológica; por sua relação com o contexto, com os aspectos sociais, culturais e ambientais - escolheu, na sua primeira edição, o emblemático Lugar da Memória, localizado em Miraflores, distrito de Lima e projetado por Barclay & Crousse.

Em foco: Alejandro Aravena

Como fundador do "do tank" Elemental, o arquiteto chileno Alejandro Aravena (nascido no dia 22 de junho de 1967) talvez seja o arquiteto mais socialmente engajado a receber o Prêmio Pritzker recentemente. Distanciando-se de uma abordagem puramente estética, Aravena explica: "não achamos que somos artistas. Arquitetos gostam de construir coisas que são únicas. Mas se algo é único, ele não pode ser replicado, então, em termos de servir muitas pessoas em muitos lugares, o valor é próximo a zero."[1] Para Aravena, o principal objetivo do arquiteto é melhorar o modo de vida das pessoas ao abordar tanto as necessidades sociais e desejos humanos, como as questões políticas, econômicas e ambientais.

Por que a iniciativa open source de Aravena é um grande passo para oferecer moradias melhores para todos

Este artigo, escrito pela fundadora de Paperhouse, Joana Pacheco, foi originalmente publicado na Metropolis Magazine como "Aravena's Small Step, Open Source's Big Leap."

Quando Alejandro Aravena foi o ganhador do Prêmio Pritzker no início de abril, fez um anúncio importante: os desenhos de quatro de seus projetos de moradia social estariam desde aquele dia disponíveis no site do Elemental para uso livre.

Através do trabalho do seu escritório Elemental, Aravena é conhecido por seu interesse no desenho participativo de moradia incremental: um modo de trabalhar que está ligado às limitações de orçamento e que se converte em pedra angular do trabalho do estúdio Elemental. O lema - que foca naquilo que é difícil de conseguir, que não se pode fazer de forma individual e que garante o bem estar comum no futuro - tem como resultado a 'metade de uma casa'. Apresentado pela primeira vez há mais de uma década, o modelo consiste em um espaço expansível de 40 metros quadrados, que conta com a infraestrutura básica incorporada (divisões, estrutura e paredes contra-incêndio, banheiros, cozinha, escadas, coberturas) a qual se pode adicionar recintos ao longo do tempo. Não se trata somente de um caso exitoso a partir de um ponto de vista conceitual e de gestão de projetos, mas também têm como resultado um projeto estético aberto e diverso. A partir desta única ideia, pode-se originar mais de 100 variações.

15 imagens de obras do Alejandro Aravena, Prêmio Pritzker 2016

Alejandro Aravena é o primeiro arquiteto chileno a receber um Prêmio Pritzker. Elogiado por reviver o engajamento social na Arquitetura, o diretor executivo do ELEMENTAL provou a capacidade do arquiteto em resolver assuntos globais através de um portfólio diversificado. Veja os 15 projetos que exemplificam a contribuição de Aravena ao campo arquitetônico.

Casa Pachamanca / 51-1 Arquitectos

© Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma © Cristobal Palma / Estudio Palma + 27

Lima, Peru
  • Arquitetos: , 51-1 arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 682.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2012

Apart Hotel Ismael 312 / Estudio Larrain

Cortesía de Estudio Larrain © Cristobal Palma / Estudio Palma © Rodrigo Larrain Illanes © Rodrigo Larrain Illanes + 24

Santiago, Chile
  • Arquitetos: Estudio Larrain
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1502.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2013