Moradia para a Vila Olímpica, edifícios UG4-P2 e UG4-P3 / Martín Szydlowski + Edgardo Barone + Mariana Baulán

Moradia para a Vila Olímpica, edifícios UG4-P2 e UG4-P3 / Martín Szydlowski + Edgardo Barone + Mariana Baulán

© Nicolás Szydlowski© Nicolás Szydlowski© Nicolás Szydlowski© Nicolás Szydlowski+ 29

Buenos Aires, Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Nicolás Szydlowski
© Nicolás Szydlowski

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto ganhou o 1º lugar no Terceiro Concurso Nacional de Anteprojetos de Moradia para a Vila Olímpica em 2014. As habitações foram inicialmente destinadas a abrigar os participantes dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, realizados na Cidade de Buenos Aires, e depois foi concedida através de empréstimos hipotecários aos futuros proprietários. Localizados no "Barrio Olímpico" em Villa Soldati, ao sul de Buenos Aires, estes edifícios se concentram na proposta e resolução de espaços comuns em altura, chamados "espaços de encontro", pintados com as cores dos anéis olímpicos. Eles tentam gerar lugares amigáveis com perspectivas contínuas, onde diferentes usos trazem vida ao todo, e são uma oportunidade para fornecer um generoso fluxo de ventilação e qualidade ambiental tanto para eles mesmos quanto para todo o complexo.

© Nicolás Szydlowski
© Nicolás Szydlowski
Elevação - Frontal
Elevação - Frontal
© Nicolás Szydlowski
© Nicolás Szydlowski

Por outro lado, eles apresentam um grau de porosidade ou transparência que raramente vemos em edifícios que integram tecidos densos. Eles representam um espaço de expansão de escala intermediária entre as adições privadas de cada residência e o espaço de reunião de bairro formado no centro das quadras. A combinação de três escalas tão variadas permite uma multiplicidade de usos ao ar livre e formas de interação social. Quanto à Unidade de Gestão, busca-se uma alternativa à configuração da quadra tradicional, ligando seu centro livre com os pátios de circulação dos edifícios através de passagens no térreo, recuos laterais no pavimento tipo e espaços de encontro em diferentes andares, o que reforça a continuidade da ventilação e da abertura visual. As fachadas são compostas por uma malha metálica galvanizada que atua como um filtro da luz solar, além de estabelecer uma unidade entre os edifícios. Também funciona como suporte para a vegetação que cresce a partir das jardineiras dispostas em todas as varandas, além de proporcionar proteção e segurança.

© Nicolás Szydlowski
© Nicolás Szydlowski
Planta - Quarto pavimento
Planta - Quarto pavimento
© Nicolás Szydlowski
© Nicolás Szydlowski

Quanto à distribuição programática, os usos públicos, tais como instalações comerciais e salas multiuso, estão localizados nos térreos, articulados pelo pátio comum e conectados por sua vez com o centro livre da quadra da Unidade de Gestão. As circulações verticais e horizontais foram dispostas ao redor dos pátios dos edifícios, e como são semi-cobertas, formam um grande espaço comum que pode ser visto do térreo e dos espaços de reunião, assim como dos demais apartamentos. As unidades têm uma dupla frente (espaço urbano e pátio de circulação), permitindo assim uma melhor qualidade de iluminação natural e ventilação cruzada. Elas são flexíveis, não apenas em sua organização interna, mas também a partir da possível combinação de diferentes unidades, através do agrupamento de banheiros, liberando o resto da planta e permitindo eventualmente o reposicionamento das paredes divisórias.

© Nicolás Szydlowski
© Nicolás Szydlowski
Cortes
Cortes
© Nicolás Szydlowski
© Nicolás Szydlowski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Buenos Aires, CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Moradia para a Vila Olímpica, edifícios UG4-P2 e UG4-P3 / Martín Szydlowski + Edgardo Barone + Mariana Baulán" [Viviendas para la Villa Olímpica, edificios UG4-P2 y UG4-P3 / Martín Szydlowski + Edgardo Barone + Mariana Baulán] 22 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962130/moradia-para-a-vila-olimpica-edificios-ug4-p2-e-ug4-p3-martin-szydlowski-plus-edgardo-barone-plus-mariana-baulan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.