Casa Sobreposta / Akihisa Hirata

Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Exterior, Escada, FachadaCasa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de ExteriorCasa Sobreposta / Akihisa Hirata - Mais Imagens+ 23

Toshima City, Japão
  • Modelos: akihisa hirata architecture office
  • Engenharia Estrutural: Masato Araya, Atsuhiro Sao
  • Desenhos / Diagramas / Perspectivas: akihisa hirata architecture office
  • Cidade: Toshima City
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Exterior
© Daici Ano

Quanto você pode deixar a natureza da cidade fluir - A ideia de projetar arquitetura como um ambiente natural não mudou desde que fundei meu próprio escritório, mas recentemente a maneira de pensar sobre isso parece ter mudado um pouco. Mesmo que a forma e o espaço tenham certas possibilidades, parece que a "naturalidade" é considerada como o grau de influxo de coisas que não podem ser totalmente controladas.

Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daici Ano

O ponto de principal foi a experiência de abrir decisões de projeto importantes para a discussão com o público quando estávamos projetando o ART MUSEUM & LIBRARY, OTA. Como resultado, senti que algo como uma mistura de heterogeneidade ou natureza fluiu para a arquitetura. Foi tal circunstância que se tornou, portanto, o ponto de partida desta casa.

Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Interiores, Fachada
© Daici Ano
Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Imagem 21 de 28
Corte

O terreno é cercado por uma encosta relativamente íngreme. Na zona envolvente, espaços verdes como parques e jardins de moradias isoladas pontilham o terreno ondulado.

Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Interiores
© Daici Ano

Conforme a expansão da superfície da cidade, primeiro tomamos o volume continuando na encosta. Depois, com a ideia de desenhar a inclinação e a diferença de níveis e perceber que a habitação tem três unidades sobrepostas, chegamos à ideia de conectar as três casas independentes com jardins. A ação de sobreposição afeta o teto do andar inferior enquanto cria uma inclinação até o andar superior. Tanto dentro quanto fora de cada casa o ganho de terreno permitia diferença de níveis, ao mesmo tempo que trazia o aconchego do espaço doméstico. Por outro lado, um espaço externo, contínuo como um vazio, torna-se um jardim.

Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Exterior
© Daici Ano

No processo, estudamos a sobreposição dos volumes com materiais brancos. No entanto, as casas geminadas vizinhas têm fachada única devido ao regulamento da área de proteção contra incêndio, ao longo da rua principal ainda existem edifícios de azulejos. Nesta cidade com diferentes tipologias, o branco é como se estivesse neutralizando a cidade.

Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Daici Ano

A aparência refletindo as cores comuns dos vários elementos da cidade ao redor é como uma simulação. O telhado e a parede externa com a cor da ardósia mudam gradualmente de acordo com a gradação do solo, da cidade e do céu. O padrão de cor, mesmo aplicado de forma aleatória na construção, foi decidido por meio de um algoritmo.

Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Exterior
© Daici Ano

Esta arquitetura é um lugar transparente como um jardim que se funde com a cidade, e é também uma existência única com uma forte identidade. Do interior, através do vazio, das vias e das pessoas que andam na rua, as placas e até as árvores vizinhas são sentidas como extensões do seu próprio jardim, porque a casa se espalha infinitamente, além dos limites físicos, e torna-se uma paisagem.

Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Imagem 23 de 28
Conceito 02

A aparência reflete o pensamento liderado pela história da cidade, traz um senso de unidade e incongruência para a cidade. O senso de unidade é deixar o passado fluir, e o senso de incongruência é a novidade. É o mesmo que o nosso modo de vida, expressando a história evolutiva enquanto a incorpora ao corpo. E nessa altura a casa deixará de ser um espaço confinado aos constrangimentos físicos e passará a ser um local de difusão da consciência, um local de qualidade como o ambiente natural no sentido referido no início do texto.

Casa Sobreposta / Akihisa Hirata - Fotografia de Exterior
© Daici Ano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Minamiotsuka, Toshima City, Tóquio 170-0005, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sobreposta / Akihisa Hirata" [Overlap House / Akihisa Hirata] 22 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962111/casa-sobreposta-akihisa-hirata> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.