UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS

UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de ExteriorUP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de ExteriorUP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de ExteriorUP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, CozinhaUP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Mais Imagens+ 37

  • Arquitetos: JASPER ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  62700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  APP, Knauf, Lindner, Siemens
  • Design Concept And Architectural Design: JASPER ARCHITECTS
  • Building And General Planning: JASPER ARCHITECTS and GEWERS PUDEWILL
  • Diretor De Projeto: Martin Jasper
  • Líder De Planejamento: Joerg Westphal
  • Líder De Planejamento Geral: Henry Pudewill, Georg Gewers
  • Planejamento Geral: Georg Gewers, Alexander Mendelsohn
  • Facade Design Team: Tobias Becker, Dennis Trutty
  • Planning Team: Lene Nettelbeck, Sara Staschiok, Nabil Rajjoub, Andre Flaskamp, Andrey Yordanov
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Exterior
© Nils Koenning

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016, a JASPER ARCHITECTS venceu o concurso organizado pela SIGNA, a maior empresa imobiliária privada da Áustria, para uma reformulação geral do antigo centro comercial "Centrum Warenhaus" da RDA, construído em 1979. A tarefa do concurso era apresentar um conceito para transformar este enorme bloco de construção quadrado de 80m x 80m em um espaço de escritórios utilizável para a era digital.

UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Exterior
© Hans-Georg Esch

A antiga loja de departamentos foi originalmente concebida como um edifício introvertido sem aberturas para o exterior. Esse princípio teve de ser invertido: a situação da luz do dia no interior era um grande desafio. A ideia apresentada no concurso pela JASPER ARCHITECTS foi cortar prismas de forma triangular em cada lado do edifício quadrado para inundar o interior de luz natural e, com isso, liberar a maciça geometria monolítica. Esses "vazios" redefinem totalmente a presença urbana do edifício, aumentando o volume nos quatro lados.

UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Imagem 42 de 42
Diagrama Conceito

As dimensões do UP! eram muito familiares para nós: o edifício existente parecia uma extrusão monolítica de um quarteirão típico de Buenos Aires. Esses sempre confrontam os arquitetos com um desafio principal: como é tratada a questão da iluminação natural? Cortes de todos os tamanhos e formas são feitos na massa urbana e os regulamentos de planejamento urbano de diferentes épocas se sobrepõem - eles criam geometrias urbanas complexas que sempre surgem da mesma base quadrada do quarteirão. Para nós, isso foi uma inspiração para a proposta de UP!", afirmou Martin Jasper.

UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hans-Georg Esch

A área recortada foi recuperada com dois pavimentos acrescentados no topo da estrutura existente, além de um salão na cobertura e um amplo terraço panorâmico. Toda a fachada existente foi removida e o bloco foi reduzido ao seu esqueleto de concreto. Com enormes serras circulares, os vazios foram recortados na antiga estrutura.

UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Exterior
© Hans-Georg Esch
UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Exterior
© Hans-Georg Esch

O que restou foi uma malha regular de colunas de concreto subdividindo os andares a cada doze metros e quatro núcleos. Partes da história do edifício foram descobertas, décadas deixaram sua marca no concreto nu; antigas infraestruturas técnicas e vestígios enferrujados tornaram-se visíveis e foram mantidos. O encanto industrial rústico tornou-se uma tela para a nova era.

UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Nils Koenning
UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Imagem 38 de 42
Planta - Pavimento Tipo
UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Hans-Georg Esch
UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Vidro
© Hans-Georg Esch

A fachada é composta por dois tipos de módulos: um módulo totalmente envidraçado e outro opaco com caixilhos integrados. Eles cobrem toda a fachada na proporção de três para um, proporcionando a quantidade de sombra necessária para a regulação da luz solar. Nos vazios, portas de vidro são integradas para dar acesso aos terraços. O antigo esqueleto é revelado aos transeuntes por trás do novo envoltório envidraçado, e o ambiente urbano pode ser vivenciado como uma visão panorâmica de todos os níveis.

UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Interiores
© Hans-Georg Esch
UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Exterior
Cortesia de JASPER ARCHITECTS

Para organizar os vastos usos em diferentes zonas, os volumes das salas de reuniões e as paredes de vidro translúcido são distribuídos estrategicamente junto com os pisos. O conceito de cores do piso adiciona outra camada ao zoneamento, definindo áreas funcionais sem limites físicos. O que antes era um shopping center voltado para o interior foi reinventado como um centro voltado para o exterior fomentando produtividade, criatividade e comunhão.

UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS - Fotografia de Exterior
© Hans-Georg Esch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Koppenstraße 8, 10243 Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS" [UP! Berlin / JASPER ARCHITECTS] 17 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961706/up-berlin-jasper-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.