100 Apartamentos em Aluche / Burgos & Garrido arquitectos

100 Apartamentos em Aluche / Burgos & Garrido arquitectos

© Fernando Alda© Fernando Alda© Fernando Alda© Fernando Alda+ 25

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografías:  Fernando Alda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Microsoft Office
  • Arquitetos Responsáveis:Francisco Burgos, Ginés Garrido
  • Equipe De Desenho:Agustín Martín Salas, Jimena Alonso Díaz, Leyre Cascante Rodríguez, Pablo Maldonado Turci, María Araceli Martínez Llamas, Jonás Prieto Vivanco, María Fe Soria Fernández, Sandra Varela Melero
  • Cidade:Madrid
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Alda
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Economia, eficácia e beleza, o enredo e o programa de necessidades sobre o qual surge esta proposta estabelecem limites bem definidos que requerem uma resposta apurada e rigorosa do projeto de arquitetura. O projeto é rigoroso no seu desenvolvimento, mas oferece alguns elementos inesperados que conferem ao edifício uma identidade potente e atraente.

© Fernando Alda
© Fernando Alda
Diagrama
Diagrama
© Fernando Alda
© Fernando Alda

Um conjunto de habitações se forma a partir de um grid geométrico regular, montado como um quebra-cabeças, onde cada peça é valiosa, uma unidade habitacional de tamanho e superfícies adequadas a um sistema de relações funcionais estritamente organizado. O edifício, com cem unidades habitacionais, é organizado por núcleos verticais otimizados, que estabelecem uma boa relação entre superfície edificável e área útil, sem abrir mão de uma boa orientação e da ventilação cruzada.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Para além destes fatores, que se traduzem diretamente na racionalidade da construção e na economia da obra, o projeto também apresenta outros elementos que agregam valor. Ao contrário do usual em pequenos blocos como este, o pátio é um local arborizado, visualmente atraente, bastante ensolarado no inverno e úmido e arejado no verão. Além disso, na cobertura foi implantada uma área de uso coletivo que oferece vistas privilegiadas da paisagem circundante. Suas fachadas, ordenadas e expressivas, compõem a atraente linguagem do edifício. A estratégia do projeto, focado na racionalidade e eficiência, é credenciada pelo BREEAM, certificado de construção sustentável.

© Fernando Alda
© Fernando Alda
Planta - 2º a 6º Pavimento
Planta - 2º a 6º Pavimento
© Fernando Alda
© Fernando Alda

Em relação à organização do programa no volume, a geometria estritamente modulada da planta garante padrões adequados a todas as unidades, considerando inclusive diversas possibilidades de layout. Assim, cada um dos quartos, de todas as moradias, permite uma cama de casal, todas as moradias têm dois banheiros completos, sendo um deles uma suíte no quarto principal. Todas as cozinhas permitem um espaço para uma mesa pequena de almoço, e todas as salas de estar têm bem mais de 20 metros quadrados. A regularidade do grid geométrico permite uma estrutura simples e econômica que garante uma garagem otimizada.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

O volume compacto do edifício incorpora, de baixo para cima, uma série de decisões que melhoram o desempenho de um bloco convencional de habitação. 

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Os pavimentos de garagem, organizados em meios níveis, garantem uma parcela de terra suficiente para ajardinar e arborizar o térreo. O piso de acesso é rebaixado em relação ao nível da rua, de modo que as os apartamentos térreos são, na verdade, de primeiro pavimento em relação ao pátio. 

© Fernando Alda
© Fernando Alda

As cem habitações estão dispostas em forma de um anel com lados desiguais, dois mais longos e dois mais curtos, de forma que, os espaços da casa utilizados durante o dia, como as salas, e a cozinha, nos apartamentos do lado mais longo, estão voltados para a rua, enquanto nos apartamentos do lado mais curto do edifício, estão voltados para o pátio. Desta forma, os apartamentos do lado curto, voltados para o interior, ficam distantes 30 metros entre si. O deck abriga uma piscina com solário e área de lazer e churrasqueira sombreada com vistas extraordinárias para a Casa de Campo e a Serra de Madrid.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aluche, Madrid, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "100 Apartamentos em Aluche / Burgos & Garrido arquitectos" [100 Viviendas en Aluche / Burgos & Garrido arquitectos] 26 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960420/100-apartamentos-em-aluche-burgos-and-garrido-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.