Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte

Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 2 de 24Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 3 de 24Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 4 de 24Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 5 de 24Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Mais Imagens+ 19

Mais informaçõesMenos informações
Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 5 de 24
© Michel Denancé

Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação do Poste du Louvre faz parte de uma série de grandes projetos no coração de Paris, incluindo a transformação do complexo comercial e de lazer Les Halles, a loja de departamentos Samaritaine e a Bourse de Commerce. Em termos de restaurantes, vida cultural, compras e museus, o Poste du Louvre se beneficia de uma localização excepcional, perto da maior estação de metrô da Europa, Châtelet-les Halles. O Poste Group, e a sua subsidiária imobiliária Poste Immo, proprietária do terreno, iniciaram um vasto programa de modernização do edifício, adaptando-o à sua época, abrindo-o ao bairro e acolhendo residentes, turistas e novos usuários.

Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 4 de 24
© Michel Denancé
Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 15 de 24
Planta - Térreo
Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 3 de 24
© Michel Denancé

No coração da capital, La Poste du Louvre era um bloco de pedra, fechado em três lados e aberto ao público através de sua única agência dos correios, localizada na Rue du Louvre. O conceito urbano e arquitetônico consistiu em reintroduzir esse legado complexo na vida do seu bairro e torná-lo um verdadeiro espaço de sociabilidade e serviços, acessível a todos.

Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 7 de 24
© Michel Denancé

A mutação é a ideia central do projeto, de complexo industrial a urbano. Por um lado, pela transformação de um edifício monofuncional, dedicado à atividade de postagem, em um volume que acolhe uma mistura de usos. Por outro lado, pela transformação de um volume fechado em um volume mais aberto.

Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 12 de 24
© Michel Denancé
Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 23 de 24
Corte
Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 8 de 24
© Michel Denancé

Do lado de fora, nas fachadas de pedra, o projeto privilegia a integração urbana do volume. A ilha monolítica torna-se “permeável” e relacionada ao seu ambiente pela criação de uma rede de marquises, arcadas e galerias, abertamente inspiradas em passagens cobertas, incluindo as famosas galerias comerciais vizinhas Vivienne ou Véro-Dodat. Cinco passagens convergem agora para o coração do quarteirão, partindo das ruas do Louvre, Jean-Jacques Rousseau, Etienne Marcel e a passagem de Gutenberg. Elas convergem para um pátio central, concebido como um pátio industrial ao ar livre, em torno do qual se abrirão lojas e serviços.

Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 9 de 24
© Michel Denancé

La Poste du Louvre abre-se assim para a cidade e serve de cenário para uma nova praça urbana, permitindo que o máximo de luz natural penetre no seu coração, revelando todos os volumes impressionantes e a interação das históricas estruturas metálicas.

Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 2 de 24
© Michel Denancé

O novo Poste du Louvre agora oferece um programa de uso misto conectado às funções de seu bairro. Acolhe um hotel 5 estrelas com 82 quartos, um restaurante e um bar panorâmico no último pavimento. Aberto ao público e acessível diretamente da Rue Étienne-Marcel, oferece uma vista espetacular dos telhados da capital. La Poste du Louvre também oferecerá lojas, habitações sociais e escritórios, bem como inúmeros serviços, incluindo a preservação da estação dos correios histórica, a criação de uma delegacia de polícia, uma creche e um centro de logística urbana no subsolo. Poste du Louvre foi concebido para funcionar a qualquer hora do dia e da noite. A organização dos vários programas é baseada em camadas horizontais, conforme a tradição dos edifícios Haussmannianos.

Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte - Imagem 10 de 24
© Michel Denancé

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:16 Rue Étienne Marcel, 75002 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte" [La Poste du Louvre Renovation / Dominique Perrault Architecte] 26 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960368/reforma-complexo-la-poste-du-louvre-dominique-perrault-architecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.