Arquitetura, não imagem: Lacaton & Vassal e o Prêmio Pritzker

O Arquicast dedica o episódio desta semana ao Prêmio Pritzker 2021, uma ocasião para refletir sobre os ganhadores, o conjunto de sua obra e a justificativa do júri. A conversa é conduzida através de uma visão ampliada, ponderando também sobre a história da premiação e as possíveis agendas por trás de um conjunto, nem sempre coeso, dos antigos laureados. Participam do debate os arquitetos Bruno Sarmento e Caio Dias.

Os premiados de 2021 são os franceses Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal, da Lacaton & Vassal. Josep Maria Montaner, crítico de arquitetura, descreve o trabalho da dupla como uma continuidade do racionalismo e princípios modernistas, já que permanecem fiéis aos aspectos sociais da modernidade pela sua posição ética e radical. Nas palavras do júri do Prêmio Pritzker, os arquitetos refletem o espírito democrático da arquitetura.

A premissa sociológica talvez seja a característica mais marcante do escritório, pois é dela que partem decisões iniciais definidoras de seus projetos. A observação profunda das dinâmicas existentes no contexto de cada projeto, contemplando as diversas dimensões de interação possíveis, como as culturais, econômicas, espaciais e materiais, é que permite aos arquitetos tomar partido pela não demolição, pela não construção, pelo reaproveitamento e pela abordagem cirúrgica no escopo de suas intervenções. 

E justamente esse diferencial de sua obra, que faz da finalidade social e ambiental parâmetro fundamental e primeiro, em detrimento, inclusive, de intenções plásticas e estéticas, que se destoa dos demais laureados pela premiação, em anos anteriores. 

Apesar do prêmio não ter por intenção a indicação de tendências, é razoável imaginarmos que há alguma mensagem por trás de seus resultados. Ainda mais ao pensarmos que, historicamente, o Pritzker é associado a valorização da arquitetura enquanto uma arte e que, por esse motivo, precisava de uma premiação que trouxesse a mesma visibilidade encontrada nos eventos de celebração dos demais segmentos artísticos, como as artes plásticas. 

Uma arquitetura que, como nos relata Bruno Sarmento, é mais difícil de ser consumida enquanto imagem, precisa ser explorada sem superficialismos e sem preconceitos. E é um pouco esse exercício que fazemos nesse papo informal, mas bastante elucidativo.

Para saber mais a composição do júri, os bastidores da escolha e dos procedimentos de decisão, além de conhecer mais sobre essa abordagem tão peculiar, ouça o episódio aqui. E para saber mais sobre os laureados do Pritzker 2021, reveja nossa cobertura completa aqui.

Texto por Aline Cruz.

Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Arquitetura, não imagem: Lacaton & Vassal e o Prêmio Pritzker" 11 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959807/arquitetura-nao-imagem-lacaton-and-vassal-e-o-premio-pritzker> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.