Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects

Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Exterior, TijoloHabitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Exterior, TijoloHabitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de InterioresHabitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Exterior, TijoloHabitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Mais Imagens+ 30

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Robert Barker
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Curtis Metal, GutterCentre, Johnson Tiles, Krion, PWS, Sedum Supply, Velfac, Velux, Wienerberger
  • Arquiteto Responsável: R. Barker
  • Engenheiro Estrutural: Edge Structures
  • Construtora: Meridian Construction
  • Cidade: London
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Robert Barker

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pátio Kaolin é um pequeno desenvolvimento "sociável" de unidades residenciais e mistas, situado em torno de um pátio com jardim compartilhado. O cliente é uma pequena incorporadora privada, especializada em projetos diferenciados. O objetivo era reconstruir o local anteriormente ocupado por uma indústria, com um programa de residências privativas que atrairia famílias e profissionais.

Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Robert Barker

A solução foi um empreendimento de quatro casas, dois duplexs para morar/trabalhar e três apartamentos, implantados em torno de um generoso jardim comum. As acomodações seguem o perímetro do lote, de forma a maximizar as instalações de uso comunitário disponíveis. O declive de 2m foi escavado para facilitar a implantação dos duplex, sem impactar os proprietários contíguos e também para remover à terra contaminada.

Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Exterior
© Robert Barker
Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Imagem 30 de 35
Planta Paisagismo
Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Exterior
© Robert Barker

Embora a solução possa parecer orientada pelo design, ela foi desenvolvida dentro de um orçamento e programa estritos definidos pelo cliente. Portanto, as decisões de projeto foram feitas com a visão de agregar valor, não apenas custo, os arquitetos trabalharam para identificar fornecedores e subcontratados que se ajustassem ao orçamento.

Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Robert Barker

As formas esculturais foram projetadas para maximizar a luz do sol no pátio e minimizar o efeito sobre os vizinhos. Os ângulos arquitetônicos foram suavizados pela vegetação, pelos espelhos d'água e pela luz refletida nas fachadas de azulejos. Uma geometria de 15º foi utilizada ao longo do empreendimento, em um plano para manter a vista dos vizinhos e em seção para manter a luz do sol, bem como atender a inclinação mínima para as telhas e coberturas. O bloco frontal foi dividido em duas partes, com um percurso de pedestres dramático até as novas casas na parte posterior, permitindo também que o sol da manhã se estenda para a parte de trás do local.

Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Interiores
© Robert Barker
Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Imagem 31 de 35
Planta do Pavimento térreo
Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Interiores
© Robert Barker

O jardim compartilhado é um lugar para relaxar, socializar e brincar. Cada casa tem seu próprio pátio que se abre para o jardim central. O intercâmbio entre o espaço público e o privado foi planejado meticulosamente - desde a fachada mais pública até os espaços mais privativos das residências. As grandes janelas panorâmicas para a cozinha / sala de jantar foram separadas do pátio compartilhado por um espelho d'água. As casas foram escalonadas na planta de modo que as áreas de jantar mais abertas fiquem em frente às áreas de estar mais íntimas. No primeiro e segundo pavimentos, a forma do edifício abriga as entradas e instalações externas, proporcionando reclusão e proteção, levando à deliciosa descoberta do jardim além.

Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Robert Barker

Juntamente com o design, paisagismo, jardim comunitário e piscinas de reflexão, o empreendimento tem um objetivo claro, de melhorar o bem-estar e a 'sociabilidade' dos residentes.

Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects  - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Robert Barker

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:South London, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Kaolin / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects " [Kaolin Court Housing / Stolon Studio Ltd. + Baca Architects ] 15 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959750/habitacao-kaolin-stolon-studio-ltd-plus-baca-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.