Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN

Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Interiores, Prateleira, VigaMuseu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Interiores, PrateleiraMuseu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Interiores, Prateleira, TijoloMuseu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de ExteriorMuseu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  87433
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Forward Stroke
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daiko, FOREST NISHIKAWA, Laticrete, Panasonic, Time & Style, woody world
  • Arquitetos Responsáveis: Kengo Kuma, Suguru Watanabe
  • Arquitetos: Koji Motoyama, Tokihiko Hoshino, Hidehito Nojima
  • Consultoria De Projeto De Interiores: Seigow Matsuoka
  • Gestão: Hiroshi Aramata
  • Produção: usaginonedoko
  • Wundercomer Interior Design & Contractor: Tansei Display
  • Cidade: Tokorozawa
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Exterior, Fachada
© Forward Stroke

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Cultura Kadokawa é um labirinto futurístico e cultural que faz referência a várias oposições binárias surgidas nos tempos modernos, como a cidade e o subúrbio, a alta cultura e a cultura periférica, o tridimensional e o transversal. O lugar, o Musashino Plateau, foi criado a partir da colisão de quadro placas tectônicas que cercam o Japão. 

Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© Forward Stroke

A ideia era usar granito, que é um componente do magna solidificado, na arquitetura. O resultado é uma forma arquitetônica que remete a uma rocha situada em um terreno que demonstra sua paisagem suburbana a partir das vistas das fábricas ao norte, das casas ao sul, e do Parque Higashi Tokorozawa ao leste.

Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Imagem 20 de 20
Planta - 4º Pavimento
Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Prateleira
© Forward Stroke

As 20 mil peças de granito usadas para revestir o exterior foram nomeadas de Black Fantasy e extraídas da China. Como resultado se observa fortes sombras onduladas de pontos brancos em um fundo preto. Os arquitetos optaram por uma textura rústica feita a partir da quebra das rochas de  70mm de espessura de forma a fugir do alinhamento das juntas entre as peças. O resultado da fachada traz uma sensação de elementos que são adequados ao ambiente áspero do entorno, onde a natureza e a artificialidade coexistem.

Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Interiores, Madeira, Tijolo
© Forward Stroke

A estrutura é de aço, mas a parede externa é feita de concreto armado com uma armadura que deve suportar o peso do revestimento. A forma alcançou uma aparência incerta de vários pavimentos e permitiu misturar naturalmente objetos além da escala arquitetônica normal.

Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Forward Stroke

O interior apresenta um ambiente que beira o caos, expondo peças da arte contemporânea, da cultura periférica representada pelos animes, espaços em branco e preto e exposições reais e falsas. O projeto, porém, integra os espaços em um só, ao ajustar as combinações de materiais como a madeira de cedro, cipreste e uma malha de aço inoxidável. A planta desse grande espaço denominado "Edit Town", é uma fusão de um museu com uma biblioteca, com uma galeria no centro e uma biblioteca e um museu no exterior.

Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Exterior
© Forward Stroke

Seis paredes com ângulos diferentes foram dispostas para separar o museu da biblioteca e aberturas foram feitas livremente para dar visibilidade a cada um dos programas. Na passagem principal, a "Rua dos Livros", prateleiras de livros feitas de madeira de cedro ramificam-se em nove partes, para formar uma rede que se assemelha à estrutura de um cérebro humano.

Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Imagem 19 de 20
Implantação

Para as prateleiras foi projetada uma unidade que combina três tipos de prateleiras com diferentes profundidades, para que os livros possam ser empilhados horizontalmente e objetos possam ser exibidos em suas costas.  Uma rua caótica com um ritmo aleatório e um comprimento de 85 metros é o resultado da combinação de 44 unidades de prateleiras, com 6 padrões de repetição diferentes, usando unidades de 1,8 por 2,4 metros. 

Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Exterior, Fachada
© Forward Stroke

Ao contrário da "Rua dos Livros", a estante do "Teatro em Prateleiras" tem a mesma profundidade das estantes, mas ao alterar o comprimento da madeira de cedro verticalmente, ela se torna um penhasco de estantes. As unidades dessa estante dinâmica podem ser vistas acima da altura do teto de 8 m, e são dispersas e expandidas para a cobertura, e, ao conectar vários programas no andar superior, cria um labirinto de unidades. 

Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN - Fotografia de Exterior
© Forward Stroke

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Japan, 〒359-0023 Saitama, Tokorozawa, Higashitokorozawawada, 3-chōme−31番地3 ところざわサクラタウン, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Cultura Kadokawa / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN" [Kadokawa Culture Museum / Kengo Kuma & Associates + KAJIMA DESIGN] 09 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959523/museu-de-cultura-kadokawa-kengo-kuma-and-associates-plus-kajima-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.