Galeria de Arte Carles Taché / Jorge Vidal

Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Exterior, PortaGaleria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de InterioresGaleria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores, FachadaGaleria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores, EscadaGaleria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Jorge Vidal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Erco, Microsoft, Trimble
Mais informaçõesMenos informações
Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Exterior, Porta
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma construção clara. A tradição construtiva de edificações como esta desapareceu ou, pelo menos, as complexas com esta unidade e clareza espacial já não se constroem. A arte contemporânea está instalada e não apenas suspensa. O sucesso de espaços permanentes com instalações como a Fundação Dia Bacon, a Fundação Chinati em Marfa ou o Raussmueller revela a relação precisa e profundamente enraizada entre o espaço e a arte. Talvez em contraponto ao excesso construtivo do século passado onde milhares de metros quadrados de museus foram construídos sem maiores reflexões, encontraremos espaços nos quais somos um personagem diferente e especial para expor ou vivenciar a arte.

Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores
Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores, Fachada
© José Hevia

À primeira vista, o antigo complexo fabril Espai Serrahima é uma soma contínua de telhados, entradas, canteiros e artefatos desordenados. Trabalhar ali é criar uma ordem interna, menor dentro da ordem geral: uma nova ordem que põe as coisas em relação.

Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores, Viga
© José Hevia
Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores, Escada
© José Hevia

O arranjo geral da galeria, a mistura do novo com o existente, é uma composição deliberada, formando uma relação coerente entre salas e espaços, enquanto varia em escala, proporção e qualidade de luz. O edifício existente é mostrado vazio como está, enquanto os novos elementos são reduzidos a um assentamento independente no interior. Essa é a nova ordem interna.

Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores, Viga
© José Hevia
Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Imagem 22 de 22
Planta
Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores, Escada
© José Hevia

Construímos uma galeria como um espaço onde o artista pode expor sua obra à sua maneira. Um ponto de encontro entre quem visita a obra e quem a cria. O principal motivo é a ausência de elementos de distração. Acreditamos que este ponto seja importante, mas também é importante saber introduzir outras camadas de leitura como o volume, sua estrutura e nuances espaciais. Para isso, a proposta constrói um recinto de 4,20 metros de altura onde o olhar do observador o percorre com calma. Este limite define um volume. Construiu-se um limite visual, mas ao mesmo tempo um palco onde atuar. Atrás encontram-se as estantes, que são as áreas de trabalho internas, gestão, armazenamento, oficinas e a eventual sala de exposição escura, formando pequenos espaços e salas.

Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© José Hevia
Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Imagem 19 de 22
Axonométrica
Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira
© José Hevia

É um espaço claro, de geometria regular e de construção simples. A luz vem da cobertura e é tratada de forma diluída. As instalações estão aparentes e coerentes com as necessidades. Os pisos de concreto e tetos de cerâmica são originais. As paredes antigas são simplesmente pintadas de branco e as novas são rebocadas para conferir uma continuidade suave. Procuramos revelar as condições concretas do material e da superfície. O projeto está comprometido com a qualidade do existente, ao mesmo tempo em que desenvolve variações adicionais na estrutura formal.

Galeria de Arte Carles Taché  / Jorge Vidal - Fotografia de Interiores, Fachada
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Montjuic, 08038 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria de Arte Carles Taché / Jorge Vidal" [Galería de arte Carles Taché / Jorge Vidal] 29 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959165/galeria-de-arte-carles-tache-jorge-vidal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.