Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture

Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de ExteriorResidência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaResidência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, VidroResidência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de EstarResidência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Mais Imagens+ 35

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2575 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dennis Radermacher
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Colorcote, Easiroll, Escea, Fisher & Paykel, Foscarini, Haro Flooring, John Fairweather Specialty Timbers, Newtech
  • Arquiteto Responsável: Jeffrey L. Day
  • Equipe Protótipo: Jeff Davis
  • Equipe Desenhos: Dennis Krymuza
  • Documentação Da Obra: Ian Perry
  • Engenharia: Richards Consulting Engineers
  • Construtor: Matthew Colebrook Colebrook & Co. Ltd.
Mais informaçõesMenos informações
Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Exterior
© Dennis Radermacher

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um pico isolado com vistas para os Alpes ao Sul da Ilha Sul da Nova Zelândia, a residência de três dormitórios Wanaka Wedge complementa a dramática paisagem de Otago Central. Seu exterior geométrico esconde um interior complexo e lúdico. Aberturas assimétricas contrastam com a forma simples e regular da casa, respondendo às vistas do entorno, que são proporcionalmente dosadas no espaço interno. O exterior da casa é revestido por painéis metálicos escuros e corrugados, que remetem à contemporaneidade da arquitetura local neozelandesa. O volume da garam, em contraste, e a adega, são revestidos por um metal cinza claro que se relaciona também com a cobertura.

Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Exterior
© Dennis Radermacher

A escolha das cores passaram por um processo de aprovação rígido e seguir diretrizes que especificam limites de albedo e matiz. No interior, eucalipto fresado faz o revestimento do piso, paredes e teto, separando os espaços coletivos, dos privativos, conferindo aconchego para o interior. Painéis deslizantes, portas cegas e elementos ocultos permitem conexões internas inesperadas. As paredes brancas destacam uma coleção de arte contemporânea e os materiais se somam de forma simples. Gramíneas e plantas nativas estão restaurando gradualmente a paisagem deste antigo pasto de ovelhas. 

Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Vidro
© Dennis Radermacher
Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Exterior
© Dennis Radermacher

Os moradores são musicistas internacionalmente reconhecidos, e trabalham com regência e violino, de forma que, o refinamento e a precisão em todos os aspectos do projeto são fundamentais. Para o casal, a casa é um santuário em meio a sua vida agitada, é um lugar para refinar sua arte, cozinhar, saborear vinhos, ler, ouvir música, exibir uma extensa coleção de arte contemporânea da Nova Zelândia e contemplar uma das paisagens mais dramáticas do país.

Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Dennis Radermacher
Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Imagem 39 de 40
Corte
Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Dennis Radermacher

O processo pelo qual essa casa surgiu parte de um protótipo projetado pelos arquitetos, originado em um local na costa do Maine, para ser adaptado a diferentes locais. Aqui, a especificidade do local é reconsiderada, e o projeto se adequa ao local. Para os proprietários, o protótipo e seus desenhos de desenvolvimento elaborados pelos arquitetos e já concluídos, foi uma medida de economizar custos. Nesse processo, o arquiteto foi também um desenvolvedor de produto e avaliador do local, atuando em todo o processo, desde a seleção do local, a modificação o protótipo, o detalhamento dos acabamentos, até o processo de construção.

Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Dennis Radermacher
Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Imagem 37 de 40
Planta - Pavimento Térreo
Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Dennis Radermacher

Os materiais e os sistemas construtivos foram selecionados para atender às metas de sustentabilidade e para satisfazer as metas de projeto, destacando acabamentos e artesãos locais. Os arquitetos substituíram as paredes SIP (composto por EPS, cola estrutural e OSB) do protótipo por uma estrutura de madeira LVL com forte isolando para evitar a importação de materiais que consome muita energia. O piso térreo de concreto polido (que usa como agregado seixos do rio das redondezas) é aquecido no inverno com um sistema hidrônico radiante.

Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Dennis Radermacher

O piso superior com estrutura de madeira também inclui calefação em sua estrutura. As janelas em lados opostos da casa proporcionam ventilação natural durante a maioria dos dias, enquanto um ventilador que acessa toda a casa libera o calor e puxa o ar frio do pátio inferior. O desempenho térmico excede os padrões da Nova Zelândia para uma casa unifamiliar.

Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture - Fotografia de Exterior
© Dennis Radermacher

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Wanaka Wedge / Actual Architecture" [Wanaka Wedge House / Actual Architecture] 29 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958862/residencia-wanaka-wedge-actual-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.