Instituto Internacional de Ciências do Esporte / Karamuk Kuo

Instituto Internacional de Ciências do Esporte / Karamuk Kuo

© Laurian Ghinitoiu© Laurian Ghinitoiu© Laurian Ghinitoiu© Laurian Ghinitoiu+ 21

  • Arquitetos: Karamuk Kuo
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Laurian Ghinitoiu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Veralubois, dormakaba
  • Associado:Jeannette Kuo, Ünal Karamuk
  • Gestor De Projeto:Flavia Sutter
  • Arquiteto:Andreas Papadantonakis, Catarina Bello, Brian Jordan, Philippe Grossenbacher
  • Estagiários:Samuel Dautheville, Adrian Comte, Alexandre Lebet
  • Cidade:Lausanne
  • País:Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no campus da Universidade de Lausanne, a forma compacta une quatro instituições públicas e privadas para criar um novo centro de competência para a investigação e o ensino das ciências do desporto. O seu exterior sossegado desmente uma colmeia de intercâmbio animada no seu interior. Este novo edifício proporciona diversos espaços para uso colectivo, promovendo colaborações formais e informais entre as organizações, ao mesmo tempo que é aberto e convidativo para a universidade.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Sempre que possível, cada componente do edifício cumpre o dobro do seu dever. O núcleo interior escultórico é simultaneamente estrutural e experimental. Também esconde todos os serviços e laboratórios de testes físicos, ao mesmo tempo que forma uma paisagem de terraços. A transparência visual e a luz do dia animam estes espaços para o trabalho informal e o intercâmbio.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
Planta - térreo
Planta - térreo
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Um anel flexível de escritórios rodeia este átrio. Divisórias leves asseguram uma possível reconfiguração para os muitos tipos de escritórios e salas de reunião. Cada instituição pode, portanto, manter a sua privacidade, beneficiando da sinergia da partilha de um edifício. O que aparece à primeira vista como um simples edifício desdobra-se numa série de ricas experiências, desde íntimas a grandiosas, que permitem a cada utilizador uma escolha.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

O edifício envolve-se com soluções de baixa e alta tecnologia para alcançar os padrões de sustentabilidade ecológica Minergie-P e é o primeiro edifício a receber a certificação SméO. Lajes termicamente activadas utilizando água de lago renovável, juntamente com ventilação natural asseguram conforto durante todo o ano com baixo consumo de energia.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
Corte AA
Corte AA
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

A profundidade do anel de escritórios permite a luz do dia em todos os espaços de trabalho, bem como a proximidade do exterior, enquanto a racionalidade assegura flexibilidade a longo prazo para reconfiguração. Além disso, 70% do betão é reciclado e muitos produtos são de origem local, minimizando a pegada de carbono. A economia de meios traduz-se num edifício altamente performativo mas rentável.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lausanne, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto Internacional de Ciências do Esporte / Karamuk Kuo" [International Sports Sciences Institute / Karamuk Kuo] 02 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958606/instituto-internacional-de-ciencias-do-esporte-karamuk-kuo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.