Centro Comunitário Springvale / Lyons

Centro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de ExteriorCentro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Interiores, Escada, PrateleiraCentro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Comunitário Springvale  / Lyons  - Mais Imagens+ 16

Springvale, Austrália
  • Arquitetos: Lyons
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:John Gollings
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, ASP Flooring, Academy Tiles, Austral Bricks, Bamford Stone, Bluescope, Briggs Veneers, Classic Ceramics, Dulux, Euroa Clay Products, Gerflor, Interpon, KEIM, Landson Glass, Ontera, Prestige Plants, Ventech Panels, Wattyl
  • Consultores: Kevin Hennah
  • Obra De Arte: Paul Carter & Edmund Carter
  • Cidade: Springvale
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Exterior
© John Gollings

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Springvale é um projeto para a cidade de Victoria, Austrália, incorporando uma grande biblioteca, espaços cívicos e escritórios municipais situados em um parque público lúdico. Ele atua como um espelho para a comunidade de Springvale - uma das comunidades com maior diversidade cultural na Austrália - e reflete as identidades únicas de seus residentes e o contexto urbano em que se insere. O centro incorpora a importância da representação e conexão e tem como objetivo fomentar um senso de propriedade cívica - entrelaçando narrativas culturais da área na estrutura do edifício. O resultado é uma fusão de diversos espaços públicos que estimulam a interação e a conexão com a comunidade. O edifício envolve três antigas e significativas árvores, conectando-se com a paisagem e criando um ponto focal para o edifício.

Centro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Exterior, Fachada
© John Gollings
Centro Comunitário Springvale  / Lyons  - Imagem 21 de 21
Axonométrica
Centro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Exterior, Fachada
© John Gollings

Inspirado na jornada do imigrante, o projeto é apresentado em camadas de história e uma paisagem fluida com árvores "migrantes". Um caminho contínuo liga o espaço com churrasqueiras, bancos, playgrounds, quadras de esportes, um memorial, um local cerimonial indígena, um elemento aquático infantil lúdico e o significativo jardim de rosas (representante da jornada dos imigrantes em Springvale). Essas instalações comunitárias ativadas se cruzam com uma área verde levemente inclinada voltada para o café e uma grande tela urbana para eventos públicos. Os visitantes são recebidos pelo poroso térreo em uma biblioteca moderna e de última geração e três 'grandes' espaços de pé-direito duplo - o Salão de Tecnologia, Salão de Serviços e Salão de Exposições.

Centro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Interiores, Escada, Prateleira
© John Gollings
Centro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Interiores
© John Gollings

As cores dominantes em cada espaço e a localização de cada corredor auxiliam na orientação. Os painéis de madeira coloridos homenageiam a natureza e a cultura - os ricos vermelhos do Salão de Serviços remetem à rosa, os verdes no Salão de Tecnologia remetem às árvores e os tons "dourados" do Salão de Exibição refletem as origens cívicas do local. O primeiro nível oferece acesso a espaços públicos mais barulhentos, como atendimento ao cliente, computadores públicos, área infantil e juvenil e um café. Os visitantes do andar de cima podem encontrar espaços mais silenciosos e privados, como ‘o lounge’, ‘o estúdio’, e uma variedade de salas cívicas para alugar com computadores e assentos casuais. Do nível dois, os visitantes obtêm uma visão de 360º do Salão de Tecnologia, acesso a uma generosa varanda envolvente e uma experiência repleta de luz através de uma extensa série de claraboias e janelas. Dos jardins ao estúdio, a sustentabilidade é incorporada ao desempenho e design do projeto.

Centro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Interiores
© John Gollings

O centro alcança uma classificação Green Star de 6 estrelas e carbono neutro por meio de sistemas de gerenciamento de água da chuva, grandes painéis fotovoltaicos, sistemas de aquecimento / resfriamento e aspectos da fachada. A fachada norte atua como varanda e véu, abrigando os usuários em seu interior e criando uma série de espaços externos protegidos ao longo de seu perímetro- todos voltados para o rio. Grandes janelas perfuram o envoltório do edifício em todas as direções, melhorando o bem-estar e reduzindo o consumo de energia. Cada orientação da fachada reflete um aspecto do subúrbio de Springvale.

Centro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Exterior
© John Gollings

A fachada "cívica", oeste e principal (voltada para Springvale Road), "ondula" com um arco-íris de pastilhas personalizadas para refletir conceitualmente as várias bandeiras que compõem a demografia de Springvale. A fachada norte se curva ao redor do antigo rio com aletas de madeira e painéis de vidro. A elevação leste imita telhados suburbanos inclinados de terracota e a fachada sul "se estende" para formar o estacionamento da biblioteca.

Centro Comunitário Springvale  / Lyons  - Fotografia de Exterior
© John Gollings

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5 Hillcrest Grove, Springvale VIC 3171, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Comunitário Springvale / Lyons " [Springvale Community Hub / Lyons ] 25 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958578/centro-comunitario-springvale-lyons> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.