Casarão da Inovação Cassina / Laurent Troost Architectures

Casarão da Inovação Cassina / Laurent Troost Architectures

© Joana França© Joana França© Joana França© Joana França+ 29

  • Arquitetos Responsáveis:Laurent Troost
  • Equipe De Projeto:Rejane Gaston, Juliana Leal, Nayara Mello, Erick Saraiva, Eloisa Serrão, Victor Marques, Marcelo Costa, Ingrid Maranhão, Eduardo Corrêa, Amanda Perreira, Fernanda Martins, Kauã Mendes; Restauro: Landa Bernardo
  • Clientes:Prefeitura de Manaus / Implurb (Instituto de Planejamento Urbano)
  • Estrutura Metálica:Marco Antônio de Oliveira
  • Elétrica E Dados:Alah Emir Veronez
  • Proteção Contra Incêndio:Andrey Costa Barbosa
  • Paisagismo:Nayara Mello, Hana Eto Gall
  • Consultoria Em História:Centro Cultural Reunidos, Fábio Augusto de Carvalho Pedrosa
  • Arqueologia:Margaret Cerqueira, Vanessa Benedito
  • Interiores:Rejane Gaston, Juliana Leal
  • Projeto Luminotécnico:Juliana Leal
  • Communication Design:Elter Brito
  • Cidade:Manaus
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Casarão da Inovação Cassina abriga espaços para fomentar o coworking e o encontro de fazedores da economia digital: espaços multifuncionais, salões, salas de reuniões, laboratórios, salas de formação e um restaurante no último piso com vistas privilegiadas sobre o centro da cidade.

© Joana França
© Joana França
Planta
Planta
© Joana França
© Joana França

Construída em 1896 e em ruínas desde 1960, as fachadas degradadas assumidas pela vegetação geraram uma imagem poderosa e importante de tratar. A beleza da imperfeição da ruína suscita interesse, questionamentos e convida à reflexão sobre o passado e a ação do tempo e do homem na cidade e sobre o patrimônio construído de uma forma geral. Não é atoa que a imagética da ruína, com suas potencialidades poéticas e plásticas, foi explorada por inúmeros artistas e arquitetos: Piranesi, Gordon Matta-Clark, Robert Smithson, Lúcio Costa (Museu das Missões), Paulo Mendes da Rocha (Pinacoteca de São Paulo e Capela Brennand) e Ernani Freire (Parque das Ruínas), para citar apenas alguns.

© Joana França
© Joana França

No caso do Cassina, a preservação do estado de ruína tornou a intervenção um manifesto por ser também a última fachada com argamassa pigmentada com pó de arenito vermelho. Para tornar visível esta especificidade e paralisar a sua degradação, foram realizados minuciosos trabalhos de restauro.

© Joana França
© Joana França
Elevations
Elevations

Ainda relacionado ao imaginário das ruínas, o Cassina abriga um exuberante jardim atrás da fachada principal. Quem acessa o prédio pela passarela que atravessa o vazio sobre o jardim lembra a razão intrínseca de Manaus: a floresta amazônica. Este exuberante jardim tropical, associado a vidros, transparências e reflexos, mistura a História da ruína de Cassina com o Futuro da Casa da Inovação em um espaço associado à tecnologia, virtualidade e contemporaneidade.

© Joana França
© Joana França

Em termos de sustentabilidade passiva, além da ventilação cruzada em todos os andares devido à largura reduzida do edifício com a inserção do jardim, o Cassina apresenta um vão ventilado entre a laje e o teto do restaurante, além de amplos beirais em todas as direções , garantindo um ambiente termicamente confortável. A fachada leste, atingida pelo sol nascente, recebeu molduras contemporâneas com aletas de vidro temperado para criar uma fachada ventilada de dupla face, mantendo o calor do lado de fora.

© Joana França
© Joana França

Por meio da inserção de uma floresta tropical e de uma estrutura de aço industrial nas ruínas de uma casa histórica, o Cassina é a síntese dos ciclos econômicos de Manaus: a era da borracha, seu declínio, a era do Distrito Industrial e a era da nova economia digital.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Manaus, State of Amazonas, Brazil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casarão da Inovação Cassina / Laurent Troost Architectures" [Cassina Innovation House / Laurent Troost Architectures] 17 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958210/casarao-da-inovacao-cassina-laurent-troost-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.