Reforma do Baluarte Spassky e da Praça Pública da Igreja / AER

Reforma do Baluarte Spassky e da Praça Pública da Igreja / AER

© Ivan Avdeenko© Ivan Avdeenko© Ivan Avdeenko© Ivan Avdeenko+ 24

  • Arquitetos: AER
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Ivan Avdeenko
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Bega, Schréder
  • Arquitetos Responsáveis:Artem Dodonov, Anastasiia Stryzhevska, Oleksandra Urtiukova
  • Lighting Design:EQUIPA
  • Cidade:Kyiv
  • País:Ucrânia
Mais informaçõesMenos informações
© Ivan Avdeenko
© Ivan Avdeenko

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova paisagem conecta a Igreja do Salvador em Berestove (séc. XII) com o baluarte adjacente da fortaleza de Pechersk (séc. XVIII). A proximidade dos dois monumentos foi controversa, e fez com que a água da chuva inundasse a igreja. Uma pesquisa arqueológica escavou uma parte da muralha e constatou que o conflito teria que ser resolvido por meio de um projeto paisagístico.

© Ivan Avdeenko
© Ivan Avdeenko

O projeto consistiu estruturação da praça urbana em pedra, que circunda a igreja e um pequeno parque no topo do baluarte. A praça ao redor da igreja não recebia visitantes, apenas alguns peregrinos. O baluarte, por outro lado, era um mirante turístico bastante popular, visitado principalmente de carro. Por ser totalmente inadequada para o tráfego de veículos, a muralha sofreu um desgaste com os carros. O novo projeto impede o acesso de veículos ao mirante, e facilita o acesso de pedestres por meio de três novas escadas que foram construídas.

© Ivan Avdeenko
© Ivan Avdeenko
Master Plan
Master Plan
© Ivan Avdeenko
© Ivan Avdeenko

O espaço ao redor da igreja foi liberado da vegetação esporádica. A aparência antropogênica do local foi restaurada, reestruturando-se as bordas das colinas. Uma praça maior foi recortada no baluarte, fixando os fluxos de águas pluviais e dando à igreja o respiro que ela merece.

© Ivan Avdeenko
© Ivan Avdeenko

O baluarte, em específico, é uma escultura gigante de terra. Este projeto destaca a forma humana do percurso, revestindo com ligas de aço o guarda corpo inserido ao longo da borda da antiga fortificação. A posição e a altura do peitoril mimetizam o baluarte existente - uma parede na qual os canhões costumavam ser colocados. Nesta espinha dorsal de metal, três novas escadas foram anexadas, na qual os volumes foram esculpidos na encosta, de forma a não prejudicar a continuidade da vegetação na superfície externa do baluarte. A nova praça da igreja interrompe a continuidade do percurso.

Axonométrica
Axonométrica

Os materiais utilizados foram dispostos em cores neutras com exceção do aço utilizado nos corrimãos no corpo do guarda corpo. À noite, a principal fonte de luz da praça é a própria igreja, toda a iluminação é direcionada para ela, de forma que suas paredes sejam refletidas na praça. Luzes decorativas foram embutidas no piso de granito cinza, já as luzes em forma de cruz são uma homenagem ao cemitério, esquecido do local ao redor da igreja.

© Ivan Avdeenko
© Ivan Avdeenko

A linha do guarda corpo, ao longo de todo o baluarte, é destacada para enfatizar o contorno do percurso no escuro. As paredes internas enferrujadas das escadas foram banhadas pela luz indireta na borda dos painéis de metal.

© Ivan Avdeenko
© Ivan Avdeenko

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lavrska St, 15, Kyiv, Ukraine, 01015, Ucrânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reforma do Baluarte Spassky e da Praça Pública da Igreja / AER" [Renovation of the Spassky Bastion and Church Public Square / AER] 11 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958096/reforma-do-baluarte-spassky-e-da-praca-publica-da-igreja-aer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.