Casa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves

Casa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves - Imagem 2 de 21Casa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves - PrateleiraCasa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves - FachadaCasa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves - Imagem 5 de 21Casa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves - Mais Imagens+ 16

Cacela Velha, Portugal
  • Colaboradores: David Correa, Filipe Dinis, André Violante
  • Arqueologia: Alexandre Valinho ,Pedro Manuel López Aldana, co-direção científica de João Nuno Marques.(Palimpsesto,Lda)
  • Estruturas: Engº Jorge Duarte - Pentium, Lda
  • Instal E Redes De Eletricidade, Telefonia E Dados, Segurança: Elsimer, Lda
  • Direção De Obra: Engº Miguel Simeão (Guestisim, Lda)
  • Proprietária: Sara Conde Ribeiro
  • Cidade: Cacela Velha
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Do arquiteto: A arquitetura contemporânea do edifício consegue uma reconhecível integração na envolvente, através de uma equilibrada matriz que utiliza volumetrias, materiais e cores que se integram no ambiente local.

No piso –1, o edifício  integra  uma parte da muralha de época pós medieval , encontrada após as escavações arqueológicas efetuadas no local, com acompanhamentop do IPPAR. Os trabalhos arqueológicos permitiram identificar essa porção de muralha que apresenta três fases de construção/reconstrução distintas.

Casa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

A fase mais antiga de construção é a parte da muralha em taipa com enchimento de terra e pedra, compreendendo toda a face interna da estrutura. No exterior são visíveis ainda dois momentos de reconstrução, sendo utilizadas pedras argamassadas.

Dentro do imóvel a estrutura antiga apresenta dimensões aproximadas de 2,4 m de largura por 9,2 m de comprimento. Tem uma largura na zona escavada de aproximadamente 2 m., e a sua altura oscila entre 1,20 m e 1 metro.

Casa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves - Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

A  solução adoptada passou por deixar a porção da muralha no exterior, sob os andares superiores do edifício,  enquadrada pelo jardim/logradouro e uma esquadria de vidro montada paralelamente à muralha, que constitui, simultaneamente, a parede exterior de um dos quartos.

Casa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves - Imagem 5 de 21
© Fernando Guerra | FG+SG

Trecho do memorial descritivo:

“O tecido urbano de Cacela Velha e a sua estrutura edificada caracterizam-se por uma unidade visual que é fundamentalmente determinada pela unidade cromática e de texturas, derivantes das técnicas construtivas e dos materiais usados na construção dessa estrutura.

Casa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves - Prateleira
© Fernando Guerra | FG+SG

Ao contrário, as volumetrias e os alinhamentos que se observam na estrutura edificada, na estrutura espacial do espaço público ou nos elementos que definem a divisão da propriedade e os limites urbanos - caso dos muros - é bastante diversificada, como é habitual em aglomerados da mesma gênese e características.

Casa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves - Imagem 15 de 21
Planta do térreo. Image Cortesia de Victor Neves

Nessa medida, o projeto respeitou rigorosamente a cércea do edifício vizinho, embora privilegiando a diversidade de alinhamentos, nomeadamente no muro norte. Os muros são elementos onipresentes na imagem de Cacela Velha e no seu perfil. Refira-se a esse propósito que os muros da edificações vizinhas situados a leste apresentam uma extensão assinalável, que lhes confere um grande protagonismo visual, pelo que a interrupção altimétrica que é criada pelo muro proposto no presente projeto atenua a sua extensão e reforça o equilíbrio do conjunto do casario visível a norte.”

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa unifamiliar em Cacela Velha / Victor Neves" 09 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957547/casa-unifamiliar-em-cacela-velha-slash-victor-neves> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.