La Concordia: Anfiteatro / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio

La Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Imagem 2 de 13La Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Fotografia de Interiores, Escada, VigaLa Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Fotografia de ExteriorLa Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Fotografia de Exterior, FachadaLa Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Mais Imagens+ 8

Mais informaçõesMenos informações
La Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alberto Roa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dando continuidade à iniciativa da Prefeitura de Bogotá de gerar intervenções de reativação econômica, uma equipe convocada pela Sociedade Colombiana de Arquitetos realizou o projeto do Anfiteatro La Concordia.

La Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Alberto Roa

A partir das lições aprendidas com o projeto “La perse” (colab19.co/la-perse), percebeu-se que o conceito de distanciamento físico vertical por andaimes foi muito bem-sucedido, pois conseguiu triplicar a capacidade da Plaza de la Perseverancia. Isso, em seu propósito, ajudou sua reativação econômica em tempos de pandemia.

La Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Imagem 2 de 13
© Alberto Roa
La Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Imagem 13 de 13
La Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Fotografia de Exterior
© Alberto Roa

No momento em que o mercado "La Concordia" procurou a Sociedade Colombiana de Arquitetos para criar uma instalação semelhante em seus espaços abertos, entendeu-se que esta intervenção carregaria uma expressão semelhante à anterior. No entanto, o uso do projeto deveria ser diversificado já que a praça Perseverancia  só tem usos relacionados à gastronomia. No caso da nova intervenção, rapidamente se percebeu que ela não só serviria para fins gastronômicos, mas também tinha uma forte vocação para usos comerciais e recreativos (teatro e galeria).

La Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Fotografia de Exterior
© Alberto Roa

Desta forma, o Colab-19 (colab19.co), chegou à conclusão de que a nova intervenção deveria mostrar a diversidade de usos e a importância cultural da praça. Portanto, o projeto foi proposto como um anfiteatro flexível capaz de abrigar os usos gastronômicos, comerciais e recreativos presentes no local. Tipologicamente sendo em "U", os andaimes são acomodados na entrada da praça para gerar um palco que usa a fachada do prédio existente como pano de fundo. Este espaço é de utilização flexível onde se pode realizar qualquer tipo de atividade lúdica, seja uma performance, um concerto ou até uma missa, a fim de apoiar o setor de entretenimento da cidade de Bogotá, que foi seriamente afetada pela pandemia.

La Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Fotografia de Interiores
© Alberto Roa

No primeiro andar, a intervenção proporciona espaços para lojas comerciais na praça e quanto a vocação gastronômica, foi proposta uma arquibancada que garante o distanciamento social entre os seus visitantes. Uma aprendizagem que se teve com a praça foi que a intervenção se apropriou do espaço público, por isso, o último andar do anfiteatro foi proposto como mirante para devolver este espaço público à cidade. Por fim, foi alcançado um desenho que garante benefícios aos cidadãos de Bogotá.

A pandemia de 2020 conseguiu intensificar as desigualdades existentes em todo o mundo. Em um contexto latino-americano, onde a grande maioria da população não tem a possibilidade de trabalhar em casa, as repercussões socioeconômicas se farão sentir nos próximos anos. Por isso, Colab-19 (colab19.co) faz uma convocação a outros escritórios latino-americanos que buscam se expandir para trabalhar de forma colaborativa e assim mitigar os problemas presentes em nosso contexto por meio de intervenções de arquitetura tática.

La Concordia: Anfiteatro  / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alberto Roa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "La Concordia: Anfiteatro / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio" [La Concordia: Anfiteatro / Taller Architects + SCA + Alsar Atelier + GB Urban Studio] 15 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956695/la-concordia-anfiteatro-colab-19-plus-taller-architects-plus-sca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.