Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq

Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de Interiores, Escada, Porta, CorrimãoCasa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de InterioresCasa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de InterioresCasa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de Exterior, Mesa, CadeiraCasa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: DNSJ.arq
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  109
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Equipe De Projeto: Nuno Simões / Sergio Rebelo / Cristina Duarte / José Pedro Fernandes / Luis Rodrigues
  • Clientes: Luis Gião Marques
  • Engenharia Civil: LNM Engenharia Civil
  • Arquitetos Responsáveis: DNSJ.arq
  • Cidade: Lagos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
Cortesia de DNSJ.arq

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserida na malha urbana de Lagos, a Casa do Canal integra-se no tecido característico da zona, definido pelos planos marginais das fachadas e pelo arruamento estreito que dá acesso às habitações. Pela exiguidade do espaço, considerou-se legítimo potenciar a capacidade construtiva do local, alongando verticalmente o edificado. A moradia apresenta apenas uma fachada para a rua, ladeada por duas edificações existentes que a enquadram e uma fachada tardoz, pela qual o espaço interior respira para um pequeno logradouro.

Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
Cortesia de DNSJ.arq

A casa desenvolve-se em dois pisos com acesso ao nível do rés do chão. No piso térreo localizam-se os espaços comuns e no piso superior a zona privada. Uma escada conduz ao terraço, parcialmente coberto, onde se implanta um tanque de refrescamento. Em termos expressivos o projecto contempla várias alterações ao projecto anteriormente licenciado, sobretudo visíveis na fachada exterior. Manteve-se a definição espacial do o nível inferior, desenvolvendo o nível superior com uma expressão arquitetónica contemporânea.

Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira
Cortesia de DNSJ.arq

Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de Interiores
Cortesia de DNSJ.arq

A necessidade de proteger quer termicamente quer em termos de segurança conduziu à proposta de um sistema exterior de portadas, executadas com estrutura metálica e painéis fenólicos perfurados, tendo o conjunto um acabamento à cor branca. Estas portadas quando encerradas formam um conjunto unitário dando um carácter contínuo à fachada. A perfuração proposta para os painéis assume um carácter decorativo, com motivos geométricos que remetem para um gosto de cariz islâmico. Estas aberturas garantem uma eficaz ventilação natural protegendo em simultâneo do rigor estival.

Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
Cortesia de DNSJ.arq
Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de Interiores
Cortesia de DNSJ.arq

Os terraços terão, no pavimento, mosaicos de tijoleira tradicional “Santa Catarina”. Propõem-se nos terraços resguardos executados em elementos de betão pré-fabricado tipo “folha de oliveira”, pintados de cor branca. A porta assume uma cor forte, pintada com tinta vermelha almagre, em continuidade com a cor usada tradicionalmente nesta região.

Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
Cortesia de DNSJ.arq

Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Imagem 21 de 22
Corte 02

Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira
Cortesia de DNSJ.arq

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rua do Canal 7 / DNSJ.arq" 15 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956648/casa-rua-do-canal-7-dnsrq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.