Palácio Marquês de Abrantes / ateliermob + Working with the 99%

Palácio Marquês de Abrantes / ateliermob + Working with the 99%

© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira+ 35

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  332
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: A Leiriense, Fassa Bortolo, Forbo, MDB gestão de resíduos
  • Antropologia:Ana Catarino
  • Arquitetura:Paula Miranda, Mariana Robalo, Carolina Battle y Font, Raquel Coronel, Carlos Ramos da Silva, Mariella Gentile, Jannis Kühne
  • Cidade:Lisboa
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Palácio Marquês de Abrantes, contido entre duas linhas férreas, na Rua de Marvila, é um edifício público que serviu desde o século XX como habitação popular e, actualmente, serve de sede a uma das mais antigas colectividades da cidade - a Sociedade Musical 3 d'Agosto de 1885. Encontra-se num território expectante há vários anos: enquanto a Norte tem os chamados bairros sociais, a Sul encontra o rio e os seus projectos imobiliários especulativos e gentrificadores. O projecto situa-se na relação com esta realidade dual, tentando que por um processo de questionamento e decisão colectiva se contrarie a lógica de expulsão de camadas populares possibilitando, pelo contrário, a sua fixação.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

O projecto propõe que através da instalação de um gabinete técnico local de arquitectura se desenhem novos usos, que compatibilizem quer a sua vertente cultural e recreativa quer a habitacional. Partiu-se da ideia de que um projecto de arquitectura desta natureza começa por uma folha em branco onde o desenho vai surgindo através do processo participado com todos os actores locais - moradores, colectividades, instituições parceiras. Sendo um edifício público, propriedade municipal, o projecto tem contado com financiamento público, em especial através do programa BIP/ZIP. A primeira ocupação que fizemos de parte de uma ala do Palácio foi em Fevereiro de 2017 inaugurando, em simultâneo, uma exposição onde 5 artistas foram convidados a refletir sobre este território e sua memória, e a instalação de um gabinete técnico local de arquitectura. Durante 1 mês realizaram-se encontros que permitiram começar a desenhar o futuro uso do edifício, sendo clara a pretensão de o manter enquanto propriedade pública. Após o fecho da exposição/gabinete local em 2017 e 2020 o edifício ficou novamente vazio.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira
Planta - Intervenção
Planta - Intervenção
© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Depois de uma longa batalha voltamos, em 2020 e apesar da pandemia, a abrir o gabinete técnico local seguindo alguns dos mesmos pressupostos de 2017 - questionar e decidir colectivamente o que fazer com este edifício, mantendo o seu carácter cultural e abrindo a porta a que possa também voltar a ser habitação. Sempre com a questão: como pensar a cidade a partir de um edifício? Tratando-se de uma intervenção temporária, o objectivo era assegurar que as estruturas existentes não fossem danificadas, não pondo em causa o estudo arqueológico do seu passado. As demolições apenas incidiram sobre construções sem valor arquitectónico, ou aquelas que não apresentavam condições de segurança. Já as construções novas são marcadamente assumidas, tornando clara a distinção entre o existente e o que é novo, perceptível tanto na escolha de soluções construtivas reversíveis, como de materiais contrastantes.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Marvila, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Palácio Marquês de Abrantes / ateliermob + Working with the 99%" 08 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956591/palacio-marques-de-abrantes-ateliermob-plus-working-with-the-99-percent> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.