Edifício Campo Mártires da Pátria 103 / Pedro Carrilho Arquitectos

Edifício Campo Mártires da Pátria 103 / Pedro Carrilho Arquitectos

© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira© Francisco Nogueira+ 47

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  760
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Saint-Gobain, AutoDesk, Batista-gomes, Blum, Margres, Navarra, Portrisa, SCHUSS, Silestone, Technal, Vicaima, Viúva Lamego, Wicona
Mais informaçõesMenos informações
© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado numa praça emblemática de Lisboa, o Campo Mártires da Pátria, também denominado Campo Santana, a proposta arquitetónica preservou o desenho da fachada principal com exceção do revestimento pré-existente - azulejos da década de 90 completamente dissonantes. Desta forma, surgiu a oportunidade de procurar na fábrica de azulejaria tradicional portuguesa ‘Viúva Lamego’ uma nova solução exterior de padrão neutro em tom pérola, com valor artístico, que conferiu uma distinção subtil à fachada.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Na fachada tardoz optou-se por uma intervenção mais vincada para usufruir da paisagem urbana das colinas de Santo André (Sr.ª do Monte) e do Castelo, pelo que se abriu um grande vão central que possibilita, igualmente, uma ampla exposição solar. Por este motivo, a opção evidente de organização interior foi de colocar as zonas sociais das frações para esta “frente”.

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira
Corte
Corte
© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Fiel ao padrão habitacional do edifício pré-existente, manteve-se a tipologia de um apartamento por piso, alterando-se por completo a distribuição funcional das frações para T2. Porque hoje vivemos de forma diferente de há 100 anos, pretendeu-se atualizar o conceito de vivência para os padrões atuais. 

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Esta reabilitação coloca em destaque um edifício de caráter exclusivamente habitacional, com 5 frações, diferenciado pela qualidade arquitetónica, espaços e materiais. 

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campo dos Mártires da Pátria, 1150-244 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Campo Mártires da Pátria 103 / Pedro Carrilho Arquitectos" 02 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956527/edificio-campo-martires-da-patria-103-pedro-carrilho-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.