Casas do Manoel / Merooficina

Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Porta, MesaCasas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Pia, Bancada, JanelaCasas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Bancada, Cozinha, CadeiraCasas do Manoel / Merooficina - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Merooficina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Equipe: Catarina Ribeiro, Vitório Leite, Eduarda Vieira, Francisco Pereira, Catarina Ribeiro, Vitório Leite, Eduarda Vieira, Francisco Pereira
  • Especialidades: NCREP, Pedro Pereira, CoreConcep, NCREP, Pedro Pereira, CoreConcep
  • Mobiliário: merooficina, Loja Nord
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casas do Manoel é o projecto de recuperação de um edifício de 1937, construído na iminência de uma modernidade tardia. A reabilitação deste edifício partiu da vontade de habitar o centro do Porto. Não surgiu de uma encomenda comum, mas de um projecto auto-proposto, um exercício de procura, de avaliação, de projecto e obra, que tentou re-adaptar este edifício praticamente devoluto a uma realidade urbana em profunda transformação.

Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Bancada, Cozinha, Cadeira
© José Campos
Casas do Manoel / Merooficina - Imagem 28 de 36
Planta - Primeiro pavimento
Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Mesa
© José Campos

Situado numa movimentada esquina do centro do Porto, Casas do Manoel, faz parte de um conjunto de três edifícios idênticos que integram uma interessante tipologia de prédios de gaveto e que surgiram a partir de uma lógica de investimento em habitação mais informada das realizadas até então, mais próxima dos habituais “prédios de rendimento” que já proliferava décadas antes em Lisboa.

Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Pia, Bancada, Janela
© José Campos

Estes exemplos surgiram na sequência do processo de ocupação dos espaços ainda livres nesta zona da cidade, desde jardins, a lotes agrícolas e vazios desocupados. Estes edifícios concretizam-se no desfasamento temporal marcado pela abertura dos grandes arruamentos e avenidas que ligavam, de forma concêntrica, a cidade mais recente à cidade histórica, funcionando como charneira entre os eixos com séculos de ocupação, e as novas transversais recentemente densificadas.

Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© José Campos

O conjunto das Casas do Manoel caracteriza-se por uma organização em três lotes de frente estreita, tal como os que marcam a expansão almadina do centro do porto. Uma suave metamorfose ainda marcada por lógicas construtivas e modos de ocupação antigos, que foi rompendo delicadamente com a linguagem tradicional do resto das construções mais antigas quando novos materiais e novas soluções construtivas começaram a ser usados de forma corrente.

Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores
© José Campos

Durante este período, a introdução de estruturas e elementos em metal e betão armado foi permitindo construir edifícios mais altos e mais delicados, com mais largas e generosas aberturas, assim como inovar nos motivos decorativos, alterando decisivamente a relação dos edifícios com o espaço em volta.

A recuperação e a nova distribuição de Casas do Manoel foi pensada seguindo a simplicidade e geometria deste edifício. Mantiveram-se as suas principais características: o esguio corredor conserva a sua importância de galeria interior, transportando os habitantes horizontalmente por todo o edifício, e a caixa de escadas mantém a luminosidade e materialidade com que foi construída. Os novos elementos são marcados pela presença dos materiais existentes: o metal das caixilharias, os aros de madeira, o verde dos azulejos, o mosaico hidráulico e o mármore das pias repetem- se em novos locais, novas formas e novas texturas.

Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© José Campos

Alguns destes antigos elementos e materiais foram mantidos quase sem recuperação. As naturais dificuldades encontradas nestes processos de restauro de elementos extraordinários de edifícios de uso corrente conduziram muitas vezes à opção de parar de recuperar deixando intocável e não alterando.

Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Porta, Mesa
© José Campos

Nestes momentos, o respeito pelo fazer humano e o prazer em usar e apreciar esse feito confundem-se com decisões de estranhos remates e acabamentos, levando a uma mimetização que desiste da analogia e se distingue de forma clara do existente. A entrada, a caixa de escadas e as varandas, pelo seu carácter, são os locais onde estas opções se tornam mais evidentes.

Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© José Campos

No processo de aproveitamento dos vários recursos existentes, a morfologia e a tipologia do edifício permitiram que este se ajustasse a uma nova distribuição, com cinco apartamentos em vez dos três existentes, e às novas necessidades de conforto actuais. Assim, pretendeu-se que as intervenções que esta nova organização motivou fossem pouco intrusivas e facilmente reversíveis, mas que dialogassem intensamente com os notáveis elementos construtivos e decorativos pré-existentes, de clara referência a um período tardio de influência das beaux arts.

Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Banheiro
© José Campos
Casas do Manoel / Merooficina - Imagem 31 de 36
Corte
Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© José Campos

A metamorfose levada a cabo partiu do entendimento da configuração, carências e consequente necessidade de adaptação deste edifício corrente, levando-nos a uma reabilitação que tentou ir para além de um “simples restauro”, que respeita o antigo e o existente, e a criar um novo significado para o projecto e para obra que ele tenta produzir. Procurou-se assim contribuir para a preservação da memória colectiva do local, continuando o produto do estilo das várias formas de vida que o foram ocupando e irão ocupar nos próximos anos.

Casas do Manoel / Merooficina - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua da Alegria 168, 4000-033 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casas do Manoel / Merooficina" 05 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956395/casas-do-manoel-merooficina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.