Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal

Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Interiores, MadeiraCabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de ExteriorCabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de ExteriorCabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Interiores, Banheiro, MadeiraCabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Mais Imagens+ 61

  • Arquitetos: ARCHWERK, Formafatal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  244
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:BoysPlayNice
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Interlude Home, Marilou, Naluri Collection, Notre Monde, Sondaleza, WAC Lighting
  • Arquitetos Responsáveis: Martin Kloda, Hana Procházková, Dagmar Štěpánová
  • Cliente: Filip Žák
  • Paisagismo: Atelier Flera
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em frente à Praia Hermosa, perto da cidade costarriquenha de Uvita, em uma encosta íngreme de floresta tropical de 2,5 hectares, está o complexo turístico "Art Villas". COCO faz parte do complexo com suas cabanas que representam um exemplo único de arquitetura tropical lúdica, sustentável e moderna. Quando o investidor se aproximou dos arquitetos, ele queria criar um lugar onde a arquitetura se fundisse com a natureza. Desejava criar um lugar que fosse lembrado por seus visitantes.

Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Exterior, Jardim
© BoysPlayNice

O cliente, Filip Žák, nos abordou com um desafio incrível: construir com soluções simples e materiais locais uma arquitetura para uma vida luxuosa, mas ao mesmo tempo aventureira, proporcionando a experiência de uma estadia imediata na selva costarriquenha. Em suas palavras, deveriam ser "casas na árvore" localizadas na encosta do complexo Art Villas, um jardim recém-criado sem árvores totalmente crescidas. Diante disso, ele pediu um desenho que ninguém tivesse visto antes. Projetamos, portanto, um ninho de vários abrigos localizados em uma cachoeira com vista para o vale e os chamamos de Coco. Em nosso projeto, usamos nossa experiência anterior na conclusão do projeto experimental, arquitetura paisagística e projeto urbano.

Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Exterior, Madeira
© BoysPlayNice
Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Imagem 55 de 66
Planta - Situação
Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

O principal material de construção é a madeira tropical local, complementado por um tecido usado em barracas de acampamento e elementos de metal. A construção racional é a base do design. Ela cria a forma e a atmosfera, sem a necessidade de decoração adicional. O princípio de construção permite flexibilidade no tamanho, forma e composição de vários objetos semelhantes em terrenos difíceis. “A natureza tem usado o mesmo princípio criativo há milhões de anos. A natureza nos inspira a criar um ambiente que amamos e no qual nos sentimos seguros. Seguimos os princípios da arquitetura natural, formulados pelo nosso amigo e professor, o arquiteto Martin Rajniš ”, afirma Martin Kloda.

Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Exterior, Madeira, Terraço
© BoysPlayNice
Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

A equipe da Formafatal seguiu o trabalho dos arquitetos Archwerk e, juntamente com o cliente, concluiu o projeto das cabanas individuais Coco. Um conjunto de cinco pequenos volumes levita alguns metros acima do terreno inclinado e é absorvido pela exuberante vegetação tropical. O Studio Formafatal conectou de forma sensata os volumes individuais usando passarelas e escadas de madeira e metal expandido, que são montadas em colunas de aço. As plataformas servem como mirantes, ou até mesmo para pular de uma cama elástica em um dos espaços de descanso.

Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

Os passeios e patamares têm uma forma minimalista e foram intencionalmente desenhados com linhas limpas, típicas de outros projetos do resort. Apenas os terraços principais nos dois níveis de altura são baseados na forma das próprias cabanas Coco, formas suaves e orgânicas. Estes terraços estão localizados muito próximos à selva e também oferecem vista para o Oceano Pacífico. Os interiores são minimalistas e divertidos. Lá você não encontrará nada desnecessário, mas ao mesmo tempo, não falta nada. O ponto focal de cada quarto Coco é uma cama que está em uma parte mais elevada do piso.

Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Interiores, Madeira, Cama
© BoysPlayNice
Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Imagem 61 de 66
Corte

O layout de cada cabana é projetado para aproveitar as vistas mais impressionantes, onde macacos e tucanos podem ser vistos diretamente desde a cama. O mosquiteiro é um tipo de objeto que respeita a forma da edificação e é o elemento dominante em todos os quartos. A parte de trás das camas é projetada com tela de arame soldado. Uma cor diferente é escolhida em cada quarto, o que se reflete no esquema de cores dos closets. O design artístico das cabeceiras tecidas não é acidental. “Quando pensei em um motivo que coubesse em Coco, isso evocou em mim os passeios pelas copas das árvores, muito populares na Costa Rica.

Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Interiores, Madeira
© BoysPlayNice
Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Imagem 57 de 66
Planta

Estas trilhas e tirolesas bem acima do solo nas copas das árvores são como uma espécie de cabana que fica alguns metros acima do solo. Por isso usei uma corda de escalada em forma de tiras e laços coloridos, que também dão um toque colorido aos interiores de Coco”, diz Dagmar Štěpánová. No Coco maior, há uma cozinha compartilhada com área para refeições. A parede vermelha da cor do “rambutão (fruta tropical)”, contém 2 geladeiras, 2 freezers e armários para alimentos. A ilha de cozinha é adequada para preparar refeições e oferece muito espaço de armazenamento para todos os pratos. A mesa da sala de jantar é uma continuação visual da ilha como se tivesse acabado de ser retirada. Este eixo longitudinal é intencional e aponta para o Oceano Pacífico.

Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Interiores, Madeira
© BoysPlayNice
Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Interiores, Banheiro, Madeira
© BoysPlayNice

Persianas transparentes e brancas protegem o interior da chuva e do vento enquanto permitem a entrada da luz do dia. Cunhas de luz e sombra são filtradas através da grande rede mosqueteira. Quando viemos para a Costa Rica, pensamos que era pelo oceano e praias selvagens. Agora percebemos que nossa relação simbiótica é com a floresta tropical densa e verde.

Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Exterior, Jardim
© BoysPlayNice

A selva é nossa casa, mas não é nossa. Apresenta condições que nos desafiam a permanecer presentes e respeitosamente cientes das leis da natureza. Apesar do conforto luxuoso encontrado nas acomodações, as atividades de aprimoramento individual abundam, desde culinária especializada, massagens, sauna e ioga, até o acesso ao pavilhão do SPA e academia profissional. Um grande trampolim e uma sala de jogos mantêm as crianças ativas, engajadas e sociáveis. Oficinas de arte, bem como retiros de corpo, mente e alma conectam pessoas com ideias semelhantes. Aqui você pode desfrutar dos prazeres da vida com alegria e curiosidade, em solidariedade com a natureza.

Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Playa Hermosa, Puntarenas, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabanas COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal" [COCO Art Villas Costa Rica / ARCHWERK + Formafatal] 17 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955977/cabanas-coco-art-villas-costa-rica-archwerk-plus-formafatal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.