
-
Arquitetos: ARCHWERK, Formafatal
- Área: 244 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Interlude Home, Marilou, Naluri Collection, Notre Monde, Sondaleza, +1
Em nome de toda a equipe do ArchDaily, gostaríamos de agradecer seu apoio – a participação de vocês, leitoras e leitores, ajudou a tornar 2020 um ano melhor. Podemos dizer com satisfação que este ano, mais que em qualquer outro, alcançamos profissionais da arquitetura de todas as partes do mundo, contribuindo com ferramentas e inspiração para a criação de espaços melhores.
Com mais de 5.500 obras diferentes publicadas ao longo do ano, nossa equipe de curadores tem o prazer de compartilhar esta seleção dos 100 projetos mais acessados de 2020. Esta lista representa o que há de melhor no conteúdo criado e compartilhado pela comunidade do ArchDaily nos últimos 11 meses.
New Generations é uma plataforma europeia que analisa os escritórios emergentes mais inovadores do continente, proporcionando um novo espaço de troca de conhecimentos, teoria e produção. Desde 2013, a New Generations já envolveu mais de 300 práticas em um programa diversificado de atividades culturais como festivais, exposições, chamadas públicas, vídeo-entrevistas, workshops e formatos experimentais.
Poucas cidades no mundo são capazes de combinar a riqueza de sua história e a leveza da vida moderna tão bem quanto Praga. Chamada de “a mãe de todas as cidades”, Praga foi uma das poucas cidades poupada da destruição generalizada durante a Segunda Guerra Mundial e, como resultado disso, seu patrimônio arquitetônico abarca estruturas construídas ao longo de quase um milênio. Como centro político, cultural e econômico do país, a cidade se tornou uma das metrópoles mais visitadas de toda a Europa, um lugar incrível onde o passado e futuro convivem em perfeita harmonia.
Profundamente enraizada em uma paisagem natural exuberante e diversa, a arquitetura tcheca pode ser caracterizada por sua busca incessante em construir novas relações entre o espaço construído e não construído. Habitando o coração do continente europeu, a República Tcheca é um país de vasta e rica história, carregando um legado enorme que chega até os tempos em que era conhecida como o Reino da Boêmia. Atualmente, arquitetos e designers tchecos buscam inspiração nesta paisagem montanhosa permeada por florestas e pontuada por lagos e cidades históricas, construído uma arquitetura intimamente conectada com a sua paisagem.
Ao enfrentar emergências como desastres naturais, conflitos bélicos ou pandemias, a arquitetura deve oferecer soluções imediatas e eficazes. Nessas infelizes circunstâncias, a prioridade costuma ser resolver os problemas de moradia, porém, uma vez controlada a emergência, o foco se desloca lentamente para locais de encontro, como centros comunitários, lugares para reuniões de bairro e espaços públicos.
Para criar novos locais de reunião em situações de emergência, o andaime é uma boa alternativa se pensarmos na velocidade da construção e no orçamento limitado. Embora sejam normalmente utilizados como estruturas temporárias, eles também permitem compor rapidamente o espaço trabalhando com flexibilidade horizontal, vertical e diagonal, combinados com outros materiais como tecidos, madeira, policarbonato e metal.
Por que usar concreto nos banheiros?
Béton brut ou "concreto bruto" é um material naturalmente poroso que oferece muitas vantagens para o projeto e a construção de um banheiro. Como material impermeável e resistente à pressão, é fácil de limpar, não se deteriora, previne o fungo do banheiro e possui uma baixa manutenção. Atraente e funcional, o concreto é versátil tanto para mobiliário no local como para o revestimento de parede, pisos e até pisos de áreas molhadas. Além disso, devido à sua massa térmica, o concreto é um excelente material para aquecimento de piso.
De modo geral, os esforços na indústria da construção se voltam a projetos de espaços permanentes e duráveis. No entanto, em algumas ocasiões, a criação de espaços temporários pode ser de grande ajuda não apenas ao oferece uma opção de infraestrutura rápida em casos emergenciais, mas também ao ativar espaços residuais ou abandonados de nossas cidades. Para exemplificar o potencial dessas intervenções, apresentamos 13 espaços públicos temporários bem sucedios.
É pouco comum encontrarmos animais nas fotografias de arquitetura, por isso, quando vemos um cachorro ou gato em alguma foto, ela rapidamente prende nossa atenção. Já realizamos uma compilação de fotografias de arquitetura com gatos, portanto, agora selecionamos algumas imagens que têm como protagonista nossos fiéis amigos caninos. Veja nossa seleção, a seguir.
O projeto de interiores de um café pode impulsionar ou afundar o negócio. Com um projeto convidativo, pode-se transformar a simples xícara de café em uma experiência maravilhosa. No entanto, quando se dispõe de apenas alguns metros quadrados e várias máquinas para alocar, não é fácil encontrar uma configuração espacial eficiente.
Para ajudar você a aproveitar melhor os pequenos espaços, reunimos uma seleção de 20 projetos de pequenos cafés, acompanhados pelos seus desenhos de planta.