Casa de Tijolos Duplos / ARHITEKTURA / OFFICE FOR URBANISM AND ARCHITECTURE

Casa de Tijolos Duplos / ARHITEKTURA / OFFICE FOR URBANISM AND ARCHITECTURE

© MIRAN KAMBIČ© MIRAN KAMBIČ© MIRAN KAMBIČ© MIRAN KAMBIČ+ 27

Liubliana, Eslovênia
© MIRAN KAMBIČ
© MIRAN KAMBIČ

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rožna Dolina foi conhecida por muito tempo como o bairro mais prestigioso da capital eslovena, Liubliana. No entanto, já na década de 1930, sua periferia começou a receber espontaneamente de moradias de baixa qualidade. Hoje, essas casas mal conservadas são cercadas por jardins crescidos, galpões de madeira, e oficinas que estão afetando as condições gerais estéticas, funcionais e higiênicas deste distrito urbano. Nesta área degradada da cidade, um processo de reurbanização gradual está ocorrendo atualmente. Tudo começou no período socialista há cerca de 60 anos com uma extensa demolição do tecido urbano existente e a construção de novos blocos de apartamentos maciços. Hoje, continua com a construção de um número crescente de novos edifícios, seja na forma de luxuosos blocos residenciais ou modernas casas individuais exclusivas.

© MIRAN KAMBIČ
© MIRAN KAMBIČ
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© MIRAN KAMBIČ
© MIRAN KAMBIČ

Uma nova matriz urbana está emergindo e gradualmente superará o tecido suburbano caótico. Esse período intermediário está, no entanto, cheio de paradoxos e lacunas grotescas entre o antigo e o novo. Apesar da falta de uma visão espacial clara e de uma estratégia mais ampla, o distrito está lentamente sendo preenchido com instalações modernas que irão aumentar o nível de qualidade dos padrões de vida e da área urbana. A nova casa residencial geminada fica em um terreno longo e estreito, que está "imprensado" entre casas residenciais adjacentes mais antigas. A nova casa foi projetada para acomodar duas grandes famílias de cinco pessoas e foi construída no lugar de um edifício residencial anteriormente dilapidado, de baixa qualidade e baixo valor vital.

© MIRAN KAMBIČ
© MIRAN KAMBIČ

O terreno de construção incomum ditou uma planta baixa única e estreita, que mede apenas 6 metros de largura e 30 metros de comprimento. A sua altura, por sua vez, é de 9 metros e possui três níveis funcionais abrigando duas unidades residenciais idênticas, cada uma com uma área útil de 170m². As unidades são colocadas sequencialmente uma atrás da outra com uma área de estacionamento comum em frente ao prédio na rua de acesso. No térreo, há uma grande sala de estar com cozinha.

© MIRAN KAMBIČ
© MIRAN KAMBIČ
© MIRAN KAMBIČ
© MIRAN KAMBIČ

Rodeado por janelas panorâmicas de vidro, os ambientes são bem iluminados e podem ser totalmente conectados com um átrio externo de 30 metros de comprimento e 6 metros de largura. O primeiro andar é onde ficam os quartos das crianças, seus banheiros e um escritório. O quarto principal com dormitórios adjacentes está localizado no último andar, com acesso a um grande terraço na cobertura. A casa adquiriu a sua silhueta característica e reconhecível no processo de sobreposição das áreas funcionais.

© MIRAN KAMBIČ
© MIRAN KAMBIČ

Visualmente, o edifício é concebido como um monólito, um cubo materialmente uniforme, que é esculturalmente modificado, de acordo com o princípio escultórico da subtração. O revestimento da fachada em tijolo castanho escuro confere à casa a desejada uniformidade da materialidade e corporeidade. Os diferentes ritmos das janelas e a alternância de superfícies abertas e fechadas nas fachadas não anulam a percepção do volume, visto que é percebido na escala de um edifício principalmente como a sua textura e não como uma estrutura.

© MIRAN KAMBIČ
© MIRAN KAMBIČ

O arranjo posterior do ambiente espacial mais amplo será o resultado de negociações com os vizinhos, que podem no futuro seguir o exemplo e substituir os edifícios em ruínas e melhorar a condição urbana geral do espaço, entre as quais também coisas comuns como substituir a fiação por condução subterrânea, reparando calçadas, consertando ruas, cercas e reformando jardins.

© MIRAN KAMBIČ
© MIRAN KAMBIČ

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Tijolos Duplos / ARHITEKTURA / OFFICE FOR URBANISM AND ARCHITECTURE" [The Double Brick House / ARHITEKTURA / OFFICE FOR URBANISM AND ARCHITECTURE] 02 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955976/casa-de-tijolos-duplos-arhitektura-office-for-urbanism-and-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.