Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio

Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, EscadaEdifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de ExteriorEdifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de InterioresEdifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de ExteriorEdifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos Responsáveis: Ming Zhang, Zi Zhang, Shu Qin
  • Equipe De Projeto: Nina Tao, Bo Chen, Rui Luo, Xuefeng Li, Jialong Sun, Jingjing Li, Qingyuan Yang, Dian Yu (Intern), Yichen Zhang (Intern), Chengzhe Zhu (Intern)
  • Colaboradores: Shanghai Yangpu Riverside Investment Co.Ltd.
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior
Vista aérea nordeste. Imagem © ZY Architectural Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em março de 2016 o Projeto Yangpu Riverside Public Space Penetration estava em pleno andamento. Com o objetivo de formar um cinturão paisagístico e abrir a orla para seu interior urbano, um antigo armazém de tabaco, localizado perto da estrada Ferry Ningguo estava planejado para ser demolido. Este edifício de concreto armado com seis pavimentos foi construído há 30 anos e não apresenta valor arquitetônico, nem tecnológico. A demolição parecia a melhor solução diante da questão viária da região, um grande cruzamento rodoviário que  estava planejado. Além disso, o grande volume bloqueava a visão da paisagem da orla.

Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
Conexão com a cidade. Imagem © ZY Architectural Photography
Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior
Norte. Imagem © ZY Architectural Photography

Este edifício, porém, também trazia potencialidades. Seu volume, que a primeira vista causa a obstrução do caminho e da paisagem, poderia ser transformado em uma ponte conectando a cidade à margem do rio. A contradição, primeiramente, irreconciliável entre vias urbanas e edifícios poderia ser resolvida agarrando-se às características da estrutura de concreto.

Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
Vista de cima. Imagem © ZY Architectural Photography
Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Imagem 33 de 41
Implantação
Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco
Vista frontal. Imagem © ZY Architectural Photography

Depois de muitas conversas e consultas com os departamentos de planejamento urbano e outras instâncias municipais de construção, ficou decidido manter o edifício de concreto e adaptá-lo, considerando a ideia de revitalização de edifícios industriais, transformando-o em parte do complexo da orla, incluindo um conjunto de infraestruturas municipais como espaços verdes públicos e serviços de apoio. 

Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior
Plataformas terraços. Imagem © ZY Architectural Photography
Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior
Ponte em balanço. Imagem © ZY Architectural Photography

Para não afetar o traçado da estrada da margem do rio, as paredes dos dois primeiros andares de uma parte do armazém foram demolidas, buscando atingir as requisições de altura e comprimento necessárias para vias de carros. Era uma oportunidade também de estabelecer a presença de transporte coletivo público no térreo do edifício, integrando-o à rede de transporte regional.

Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Concreto
Escada espiral. Imagem © ZY Architectural Photography
Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Imagem 38 de 41
Detalhes
Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores
Escadas. Imagem © ZY Architectural Photography

Além disso, com o objetivo de reduzir o impacto desta grande construção na paisagem, e na orla, a parte voltada para as margens do rio e aquela voltada para a cidade são cortados em ângulo, de modo que a ocupação é reduzida em duas direções a partir do topo do construção. Sentir, enquanto forma uma abordagem camada por camada do rio e do interior da cidade.

Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Escada
Escritório. Imagem © ZY Architectural Photography
Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Escada
Cobertura. Imagem © ZY Architectural Photography

Atualmente, os espaços verdes no lado norte do antigo armazém foram implantados para estender o recuo do lado da cidade, formando um declive suave que dá acesso à cidade e que seja coberto com vegetação e se construa um parque, com estacionamento e outros serviços básicos. 

Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Concreto, Corrimão
Átrio. Imagem © ZY Architectural Photography

A metade superior de todo o edifício também está coberta de verde, e está ligada por uma escada em balanço, assim como a margem do rio, fazendo com que todo o edifício seja uma grande ponte verde. O interior subdivide-se abrigando serviços públicos. Nesse ponto, a escala da cidade, a escala do edifício e a escala do mobiliário são unificadas em uma construção, formando uma rica experiência física.

Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
Caminho no segundo pavimento. Imagem © ZY Architectural Photography

A fim de introduzir a iluminação natural, foi implementado um átrio no centro do edifício, acima da via automobilística. A dupla escada em espiral também desempenhou um papel na comunicação entre os vários pavimentos. Todo o edifício está conectado à cidade e às margens do rio em diferentes níveis e direções por meio de uma variedade de espaços de transporte, como vias urbanas, rampas, escadas e átrios. 

Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Viga, Concreto, Pilar
Via automobilística. Imagem © ZY Architectural Photography

O antigo armazém de tabaco tornou-se uma "colina verde". Ao dividir verticalmente as estradas e as instalações de serviço público, e introduzir vegetação, o projeto abre a barreira entre a cidade e as margens do rio, voltando sua atenção ao uso sustentável dos edifícios existentes. Ele serve como uma das melhores respostas ao desenvolvimento decrescente.

Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
Rampa norte. Imagem © ZY Architectural Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Green Hill / TJAD Original Design Studio" [Green Hill / TJAD Original Design Studio] 29 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955962/edificio-green-hill-tjad-original-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.