Complexo Habitacional Bloembollenhof / Studio Woodroffe Papa

Complexo Habitacional Bloembollenhof / Studio Woodroffe Papa
© Jan Bitter
© Jan Bitter

© Jan Bitter© Jan Bitter© Jan Bitter© Jan Bitter+ 20

Vijfhuizen, Países Baixos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2003
  • Fotógrafo Fotografias:  Jan Bitter
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, Cumaru, Velux
  • Clientes:Municipality of Haarlemmermeer, Dura Bouw Amsterdam
  • Cidade:Vijfhuizen
Mais informaçõesMenos informações
© Jan Bitter
© Jan Bitter

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após vencer o concurso de projeto, fomos contratados pelo município de Haarlemmemeer para desenhar 56 casas adjacentes à vila de Vijfhuizen. Este projeto constituiu a primeira fase de um grande plano urbano Vinex para 700 novas habitações, que foi construído como uma extensão da vila ao longo de 5 anos.

Conceito
Conceito

A densidade das habitações, o tamanho pequeno dos lotes e a intensa mistura de diferentes categorias de custos fizeram com que as habitações geminadas tradicionais se revelassem insuficientes para enfrentar o desafio do projeto. Nosso desenho oferece uma abordagem alternativa. Uma série simples de casas é sistematicamente organizada de forma a resolver questões de densidade, acesso e necessidade de privacidade, ao mesmo tempo em que reflete o caráter urbano de Vijfhuizen.

© Jan Bitter
© Jan Bitter
Planta - Situação
Planta - Situação
© Jan Bitter
© Jan Bitter

Ao dispor os lotes habitacionais em uma "irregularidade regular", cria-se o ambiente desejado para uma densidade aconchegante de vila com uma abertura contemporânea notável, os espaços entre as casas tornam-se variados e o desejo de privacidade e abertura é resolvido usando vistas diagonais de dentro para fora. Antes de comprar suas casas, os residentes podem escolher um projeto que varia de casas geminadas com dois ou três quartos.

Corte - Terreno
Corte - Terreno

E eles podem escolher entre uma variedade de "extras opcionais" (por exemplo, extensões de cozinha, claraboias, janelas de sótão), com o resultado de que muitos tipos de casas individuais foram criados a partir de um pequeno número de pontos de partida. As casas são concebidas como volumes genéricos simples, mas têm profundidades e complexidades ocultas. Terraços são projetados nas casas para compensar os pequenos jardins.

© Jan Bitter
© Jan Bitter
© Jan Bitter
© Jan Bitter

As salas de estar são elevadas ao nível do primeiro pavimento para se beneficiar de vistas diagonais. Os carros são incorporados às casas para reduzir o estacionamento na rua. As edificações são revestidas com uma combinação de madeira de cumaru e chapa de aço nervurada com diferentes proporções. A paleta de materiais naturais parece sóbria e neutra e com o tempo os materiais irão se misturar para criar uma "nova unidade".

© Jan Bitter
© Jan Bitter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Habitacional Bloembollenhof / Studio Woodroffe Papa" [Bloembollenhof Housing Complex / Studio Woodroffe Papa] 01 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955883/complexo-habitacional-bloembollenhof-studio-woodroffe-papa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.