Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin

Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin - Imagem 2 de 25Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin - Imagem 3 de 25Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin - Imagem 4 de 25Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin - Imagem 5 de 25Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin - Mais Imagens+ 20

  • Equipe De Projeto: Wee jinbok, Son jonghyeon, Kim Ranhee,Kim Dongyun TA
  • Equipe De Arquitetura: Park Kwanjoo, Lee Gayoung
  • Cidade: Tanauan
  • País: Filipinas
Mais informaçõesMenos informações
Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin - Imagem 14 de 25
Cortesia de Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Existem inúmeras iniciativas arquitetônicas para apoiar as pessoas afetadas por desastres naturais. Elas, em geral, tendem a recuperar os danos causados ​​ou, na melhor das hipóteses, conseguem fornecer estruturas inovadoras. Porém, não costumam oferecer melhor qualidade de vida. Neste projeto, participamos desde o estágio inicial e procuramos entregar uma arquitetura que vai além do nível de recuperação. Estabelecemos nossos objetivos para apoiar a mudança da comunidade após um desastre e organizar uma ação coletiva no caso de uma calamidade.

Em 8 de novembro de 2013, o furacão Haiyan atingiu duramente as Filipinas, e Tanauan sofreu o maior dano, afetada diretamente pela tempestade, Tanauan perdeu 1.275 vidas. Haiyan estabeleceu o recorde mundial com o furacão mais forte, a uma velocidade máxima do vento de 397km por hora. A poderosa explosão destruiu telhados e, como se não bastasse, o furacão trouxe consigo um tsunami de 6 metros de altura, que devastou a área. Em Tanauan, as estruturas dos telhados são feitas geralmente com uma placa de metal e quando o tufão atingiu a cidade, elas se tornaram uma ameaça aos habitantes. Para piorar as coisas, a ajuda internacional em desastres trouxe mais placas de metal para recuperação, pois são baratas e fáceis de instalar. Fomos forçados a abordar o problema de um ângulo diferente, a fim de relatar o quão perigoso é o sistema de cobertura e sugerir uma alternativa. Eliminando o limite entre a parede e o teto, dividimos a estrutura em primária e secundária. A estrutura primária será a de recuperação rápida, uma estrutura de aço fabricada na Coreia e trazida para o local, enquanto a estrutura secundária é feita de madeira local.

Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin - Imagem 10 de 25
Cortesia de Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin
Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin - Imagem 24 de 25
Diagrama
Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin - Imagem 2 de 25
Cortesia de Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin

Tanauan depende da indústria do coco e da pesca. Assim como o resto das Filipinas, não é uma cidade rica. No entanto, ironicamente, a comunidade local atraiu uma quantidade de capital sem precedentes, pois está sob ameaça e, portanto, é financiada por muitas organizações globais. Portanto, a ajuda tem que ser a recuperação da vida individual, assim como o estabelecimento de uma comunidade sustentável.

Este abrigo é uma edificação em que o contexto social e geográfico é mais importante do que o programa interno. Embora na maioria das vezes o abrigo funcione na sua fase normal, a fase de emergência não é menos importante. É impossível isolar o abrigo em caso de desastre, devido também ao tsunami que o furacão traz consigo. Quando houver previsão de furacão, os habitantes deverão evacuar suas casas e este abrigo será o ponto de encontro das pessoas. Portanto, o layout deste protótipo é de extrema importância. Durante a fase normal, considerando que a escala deste edifício é incomum para Tanauan, ele hospedará atividades e eventos locais. As atividades e eventos serão abertos ao público, sempre em benefício da comunidade. No entanto, o desejo inicial de convivência foi fundamental para o verdadeiro bem-estar da comunidade local.

Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin - Imagem 18 de 25
Cortesia de Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tanauan, Leyte, Filipinas

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Abrigo em Resposta a Desastres / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin" [Disaster Responsive Shelter / Urban Intensity Architects + TAArchitects + Kyungsub Shin] 29 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955807/abrigo-em-resposta-a-desastres-urban-intensity-architects-plus-taarchitects-plus-kyungsub-shin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.