Kit Rio / Teresa Mascaro

Kit Rio / Teresa Mascaro - Fotografia de Interiores, Iluminação, Bancada, Cadeira, VigaKit Rio / Teresa Mascaro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, CamaKit Rio / Teresa Mascaro - Fotografia de Interiores, Bancada, Pia, BanheiroKit Rio / Teresa Mascaro - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraKit Rio / Teresa Mascaro - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Teresa Mascaro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Mascaro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Bergel Esquadrias, Deca, Elettromec, Eliane, Selvvva, reka iluminacao
  • Arquiteta Responsável: Teresa Mascaro
  • Equipe De Projeto: Olivia Abrahão
  • Civil: Waltemir Carrilho
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Kit Rio / Teresa Mascaro - Fotografia de Interiores, Iluminação, Bancada, Cadeira, Viga
© Pedro Mascaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente o edifício, de 1927, funcionava como um hotel no aterro do Flamengo, com vista para o mar e o Pão de açúcar. O pequeno apartamento de 30 m2 era compartimentado em três partes: sala e cozinha americana, uma estreita varanda junto às janelas e quarto. Não dispunha de banheiro, de modo que este cômodo se localizava fora do imóvel, com acesso pelo corredor da área comum do prédio. O objetivo maior do projeto era de liberar a bela vista para todos os pontos do apartamento, além de criar um novo banheiro. Logo, todas as paredes internas foram eliminadas integrando os espaços. O quarto é delimitado por um cubo totalmente de vidro. A escolha do material transparente se deu com a intensão de evitar que seu volume interferisse na vista. Cortinas blackout prateadas, dentro do cubo vítreo, escurecem o espaço de dormir.

Kit Rio / Teresa Mascaro - Fotografia de Interiores, Prateleira, Bancada, Cadeira
© Pedro Mascaro
Kit Rio / Teresa Mascaro - Imagem 19 de 20
Plantas
Kit Rio / Teresa Mascaro - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, Cama
© Pedro Mascaro

Ao lado da cama há um armário de roupas vertical que tem um nicho que serve de mesinha de cabeceira. A cama que também foi desenhada sob medida fica suspensa do piso e sob ela há caixas com rodízios volantes. Cada canto foi aproveitado para armazenamento. Ao longo das janelas da fachada há uma bancada com múltiplo uso: mesa de trabalho, apoio de objetos e banco com vista para a paisagem mais icônica da capital carioca. Embaixo dela há gaveteiros volantes. O novo banheiro foi disposto de forma linear numa das paredes laterais, atrás de um pilar. Desta forma não interfere na vista e sua ocupação esbelta libera espaço para as demais áreas. São duas cabines separadas pelo lavatório. Na cabine do box um visor de vidro circular permite tomar banho apreciando a vista. A cozinha, que fica do lado oposto das janelas, se resume numa única bancada que comporta fogão, forno, pia, frigobar e armários.

Kit Rio / Teresa Mascaro - Fotografia de Interiores, Iluminação, Mesa
© Pedro Mascaro
Kit Rio / Teresa Mascaro - Imagem 20 de 20
Cortes
Kit Rio / Teresa Mascaro - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação
© Pedro Mascaro

A sala de estar reúne todos os cômodos, que afinal, são um ambiente só. Nas áreas molhadas que eram revestidas com piso cerâmico, foi executado cimento queimado amarelo. O taco de madeira em ipê e peroba foi restaurado. A laje de teto e suas vigas foram destacadas pela pintura azul. A marcenaria é feita em compensado naval revestida com laminado melamínico verde. A paleta de cores do apartamento, azul, verde e amarelo, não teve a intensão de remeter às cores da bandeira nacional, mesmo porque seus tons são pasteis. Por outro lado podemos dizer que o clima tropical foi intencional, dado que o proprietário é estrangeiro e é simpático à essa ideia. A cortina blackout prata e as cabines dos banheiros em cinza, quebram sutilmente os tons leves e inspiram um ar futurista.

Kit Rio / Teresa Mascaro - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Janela, Cadeira
© Pedro Mascaro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro, Estado de Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Kit Rio / Teresa Mascaro" 25 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955599/kit-rio-teresa-mascaro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.