Casa MR / Luciano Kruk Arquitectos

Casa MR / Luciano Kruk Arquitectos

© Daniela Mac Adden© Daniela Mac Adden© Daniela Mac Adden© Daniela Mac Adden+ 20

Costa Esmeralda, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo Fotografías:  Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um entorno natural típico da costa de Buenos Aires, a qual guarda alto valor paisagístico, a Casa MR, uma casa unifamiliar com um programa típico de uma residência de veraneio, teve seu desenvolvimento pautado tanto por uma limitação orçamentária, quanto pelo desafio de preservar ao máximo as qualidades naturais do terreno. 

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

O terreno, com 20 metros de frente e 50 metros de comprimento, tem o relevo, uma inclinação no sentido transversal que acompanha todo o comprimento do terreno, como uma de suas principais características. Dessa forma, a topografia, com uma extremidade do terreno no mesmo nível da estrada de acesso e a outra elevada cerca de 4m, somada à vegetação natural, concentrada na parte mais alta do terreno, foram elementos ditatórios na escolha da implantação da casa, a qual busca modificar o mínimo possível esta tipologia original.  O programa da Casa MR foi dividido em dois volumes que se cruzam um sobre o outro em um ângulo reto, de tal forma que o inferior, com uma proporção mais alargada, se apoia no solo da parte baixa do terreno no sentido longitudinal, enquanto o volume superior, na direção transversal, tem um lado que se apoia no solo da parte mais alta do terreno, e outro que se projeta em balanço, criando um espaço livre e protegido, onde fica a entrada da casa.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

O volume inferior, em contato com o solo, é onde ficam as funções de uso compartilhado, e também um dormitório de hóspedes, enquanto o volume superior concentra os dormitórios da família e se aproveita da topografia para gerar privacidade, já que as aberturas para o exterior estão olhando para a parte mais alta do terreno. Do ado oposto o volume é protegido por uma série de elementos de madeira rústicos, colocadas verticalmente com um intervalo cuidadosamente estudado para garantir proteção contra a incidência do sol da tarde.

Corte
Corte

O projeto conta com as nobres qualidades do concreto, em contraste com a madeira de baraúna, o alumínio e o vidro.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MR / Luciano Kruk Arquitectos" [Casa MR / Luciano Kruk Arquitectos] 27 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955448/casa-mr-luciano-kruk-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.