Casa L&M / Uffizi Arquitetura

Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, FachadaCasa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Exterior, JanelaCasa L&M / Uffizi Arquitetura - Mais Imagens+ 21

Jaguariúna, Brasil
  • Arquitetos: Uffizi Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  298
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Renato Nishimura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, BigBox, Lumion, Portobello, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Maurício Salvi, Ana Paula Marquesini Soares.
  • Equipe De Projeto: Jéssica Batista, Mayra Mendes.
  • Engenharia: Guerreiro Engenharia
  • Paisagismo: Helena Overmeer
  • Colaboradores: Olerino Silva Construções, União Técnica Estruturas Metálicas.
  • Cidade: Jaguariúna
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Renato Nishimura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, Brasil, a Casa L&M materializa uma busca constante nos projetos desenvolvidos pelo escritório, que é criar espaços pensados para as necessidades e desejos de seus moradores, integrados às características locais como as vistas naturais e possibilidades do terreno. Assim, mesmo inserido em um terreno com limites muito restritos, cria-se relações entre os espaços internos e externos, construindo uma espacialidade fluida e integrada.

Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Renato Nishimura
Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Imagem 20 de 26
Planta - Pavimento Térreo
Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Renato Nishimura

Para a materialidade da casa, optou-se pela estrutura metálica, que traz diversos benefícios como a agilidade e precisão no canteiro de obra, mas principalmente por gerar um menor impacto ambiental, quando comparado principalmente a estrutura em concreto armado. A estrutura fica exposta, porém sua frieza é minimizada com a utilização de materiais como a pedra ferro, como revestimento em paredes, e a madeira aplicada como forro, tornando possível assim uma arquitetura acolhedora em seus espaços internos e externos. Ainda no intuito de criar espaços fluidos e utilizando as características da estrutura metálica, grandes vãos são vedados inteiramente por esquadrias que completam a composição dos ambientes. 

Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Renato Nishimura
Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Imagem 25 de 26
Elevações
Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Renato Nishimura

O conjunto dos vãos criados pela estrutura metálica e as esquadrias, possibilitam planos transparentes entre os ambientes internos e externos, assim, cria-se uma sensação interna de amplitude espacial, quando o verde dos jardins torna-se parte da composição interna dos ambientes. As grandes esquadrias também possibilitam que no aspecto de conforto ambiental a casa possua uma boa ventilação cruzada. Por fim, a implantação é pensada em conjunto com a criação de beirais e maciços verdes no paisagismo, para que a incidência solar não seja um problema nos planos de vidro. 

Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Renato Nishimura

Na área íntima, no pavimento superior, três suítes são criadas e todas possuem grandes aberturas voltadas para as áreas externas. Assim como no pavimento térreo, as suítes ganham amplitude espacial, além da possibilidade de todos esses ambientes possuírem acesso a varandas íntimas. Por fim, um grande terraço pode ser usufruído pela família, tornando-se possível aproveitar a vista privilegiada da área verde que existe próxima à casa. 

Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Cama, Janela
© Renato Nishimura
Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Imagem 21 de 26
Planta - Pavimento Superior
Casa L&M / Uffizi Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cerca, Jardim
© Renato Nishimura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa L&M / Uffizi Arquitetura" 23 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955404/casa-l-and-m-uffizi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.