Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio

Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de ExteriorEdifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Escada, JardimEdifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Vidro, ConcretoEdifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Corrimão, Concreto, EscadaEdifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos Responsáveis: Ming Zhang, Zi Zhang
  • Arquitetos: Xunan Wang, Chun Ding
  • Equipe De Projeto: Kuo Ding, Xiang Wang, Yang Yue, Kongshen Xia, Xufeng Wang, Boheng Li (Intern)
  • Engenharia Estrutural: Zhun Zhang, Rui Wang
  • Engenharia: Department No.1 TJAD
  • Cliente: Shanghai Landscaping & City Appearance Administrative Bureau
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Escada, Jardim
Entrada. Imagem © ZY Architectural Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta edificação está localizada no Parque Jiuzi às margens do Rio Suzhou, que é o portão norte do Parque. Anteriormente, servia como escritório administrativo do Parque Jiuzi e foi construída há muitos anos. Portanto, o estilo geral é muito diferente do moderno parque, e a imagem arquitetônica é relativamente fechada. Assim, ela se torna o foco da renovação do Parque Jiuzi.

Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior
© ZY Architectural Photography

Embora seja apenas um espaço com menos de 200 metros quadrados, passamos por muitas revisões durante o processo de projeto. No início, mantivemos a estrutura principal do volume anterior, e procuramos formar um espaço para a circulação das pessoas através de uma estrutura em balanço. Também experimentamos um volume circular para formar uma paisagem. Mas, por fim, escolhemos uma superfície dobrada em concreto.

Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Imagem 9 de 12
Axonométrica
Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior
© ZY Architectural Photography

Sob a peça dobrada forma-se um espaço coberto no perímetro do edifício, que é um lugar divertido para as crianças brincarem. Ao mesmo tempo, o volume recém-construído e o local reservado formam uma pequena praça para as pessoas aproveitarem. Acima desse elemento, conectamos o volume ao parque com uma trilha interna, que ecoa o relevo acidentado do parque. Ele também caracteriza as diversas atividades, formando um estado homogêneo, enriquecendo a hierarquia espacial, ao mesmo tempo em que suaviza os limites arquitetônicos, permitindo que as edificações originais se integrem mais ao ambiente do parque.

Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Vidro, Concreto
Detalhes. Imagem © ZY Architectural Photography
Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Corrimão
Detalhes. Imagem © ZY Architectural Photography

O espaço funcional da edificação está claramente dividido de acordo com a forma do volume. O lado oeste mantém o escritório; as funções auxiliares, como banheiros e salas de equipamentos, são colocadas ao centro; o espaço sob a maior superfície em balanço é o ambiente principal, cercado por paredes de vidro. É um espaço de lazer para os cidadãos e serve também como sala de reuniões para a abertura das chamadas Atividades Jiuzi.

Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Corrimão, Concreto, Escada
Detalhes. Imagem © ZY Architectural Photography

O maior desafio dessa edificação é a estrutura. A saliência mais longa tem cerca de 7 metros. O controle da distância e da espessura da placa tem uma grande influência na forma da edificação. A placa dobrada aumenta a rigidez do concreto enquanto reduz a sua espessura. Ela é sustentada por uma coluna de aço de um lado e uma laje inclinada do outro.

Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Imagem 10 de 12
Massificação

A área mais complexa é onde a escada precisa ser aberta para que os visitantes possam subir até o telhado. Ao mesmo tempo, ela torna-se o componente marcante, a força da estrutura se reflete na forma da edificação. Desta maneira, a estrutura de concreto constitui um marco e um reconhecimento da entrada do Parque Jiuzi de forma dinâmica e equilibrada.

Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Concreto
Vista Abaixo da Passarela. Imagem © ZY Architectural Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Huangpu District, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de apoio ao Parque Jiuzi / TJAD Original Design Studio" [Su He Inn, Paper Kite House / TJAD Original Design Studio] 21 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955372/edificio-de-apoio-ao-parque-jiuzi-tjad-original-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.