Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria

Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de ExteriorRequalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de ExteriorRequalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de InterioresRequalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de ExteriorRequalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Mais Imagens+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13709
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Igor Ribeiro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Chaos Group, Ecomax, Grani-Torre, Madeireira Escala Total, PISOBOR, Trimble Navigation
  • Líderes Do Projeto : Diego França, Filipe Ribeiro, Marcus Vinícius Teixeira, Makey Nondas
  • Arquitetos Responsáveis: Isabela Castro, Francisco Macedo
  • Equipe De Projeto: Diego França, Filipe Ribeiro, Marcus Vinícius Teixeira, Makey Nondas, Ricardo Venescau, Bianca Feijão, Lucas Costa, Germana Nunes, Bruno Nunes, Valderi Oliveira, Tamara Cavalcante
  • Clientes: Unidade de Gerenciamento de Projetos – Prefeitura Municipal de Caucaia. Obs: o projeto fez parte do Programa de Infraestrutura Integrada do Município de Caucaia, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América-Latina (CAF).
  • Engenharia: Eduardo Hélio Costa Barros
  • Paisagismo: Germana Nunes
  • Consultores: Ésio Magalhães Feitosa Lima
  • Colaboradores: Adriano Moura
  • Cidade: Fortaleza
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Imagem 6 de 25
© Igor Ribeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Parte do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, financiado pela CAF, o projeto de requalificação urbana da Lagoa do Tabapuá tem como objetivo principal estimular a aproximação entre a população local e o espaço público situado no entorno da Lagoa. Foram estabelecidas duas premissas de projeto básicas, durante o desenvolvimento do partido: a primeira, de proposição de usos diversificados ao longo do espaço, a fim de atrair públicos variados; e a segunda, de valorização do potencial paisagístico do recurso hídrico local. O projeto foi concebido a partir da disposição sequencial de usos diversos: pista de skate, dois restaurantes, playground, espaço lúdico com paginação de piso remetendo a uma amarelinha, areninha, arena de vôlei, academia ao ar livre e outro espaço lúdico com brinquedo remetendo à prática do arvorismo. Os espaços contam ainda com mobiliário urbano disposto nas principais áreas de estar e convivência, além de placas indicativas, com desenho gráfico elaborado especificamente para o contexto do projeto.

Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de Exterior
© Igor Ribeiro

Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Imagem 17 de 25
Masterplan
Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de Exterior
© Igor Ribeiro

A edificação proposta, correspondente aos dois restaurantes, guarda aspecto monolítico, devido tanto a características próprias (como a simetria), quanto à cobertura única. A coberta foi pensada de maneira a possibilitar o aproveitamento dos recursos naturais de ventilação e iluminação, garantindo maior eficiência energética para as edificações. Elevada e estruturada com tesoura mista, em maçaranduba e aço, a coberta funciona como elemento de conexão entre os dois blocos, dando unidade ao conjunto. A fachada leste dos restaurantes é conformada por um extenso painel de brises em alumínio e vidro – permitindo a interação visual entre os usuários e a Lagoa –, enquanto a fachada oeste se conforma com painéis de cobogós, garantindo uma proteção solar sem anular a permeabilidade visual ou a ventilação cruzada.

Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de Exterior, Fachada
© Igor Ribeiro

Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Imagem 22 de 25
Planta
Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de Interiores
© Igor Ribeiro

Um largo corredor central foi concebido, entre os dois blocos, conectando diretamente os usuários que chegam à praça à parte superior do píer flutuante, que adentra a Lagoa em uma determinada área. O píer, suportado por fundações em concreto, e revestido em fulget, é o elemento de transição entre o espaço requalificado e a Lagoa, facilitando a interação dos usuários com os dois tipos de espaços. O guarda-corpo que margeia o píer é conformado por postes esbeltos, em chapas de aço galvanizado, e cabos de aço tensionados. Pensou-se em uma estrutura de proteção que fosse minimalista, de forma a evitar a formação de barreiras visuais entre o público e a Lagoa.

Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de Interiores, Viga
© Igor Ribeiro

O fulget, em quatro cores, e o piso intertravado, em duas tonalidades de cinza, foram os revestimentos designados para praticamente toda a área construída do local. Assim, a justaposição de cores diferentes dos dois revestimentos é utilizada tanto na criação de paginações de piso atrativas, que despertem o interesse dos usuários, quanto na diferenciação entre espaços funcionalmente distintos. Com relação ao paisagismo, destaca-se que a manutenção de árvores frondosas já existentes no local foi uma forte diretriz para o desenho do projeto. Outras mudas de espécies nativas (como ipês, jucá, oiti e flamboyanzinho) foram propostas, de maneira a complementar a arborização existente, especialmente nas áreas de implantação do mobiliário urbano.

Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de Exterior
© Igor Ribeiro
Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Imagem 21 de 25
Cortes - Urbanismo
Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria - Fotografia de Exterior, Urbano
© Igor Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:BR-222 & Rod. Pres. Juscelino Kubitschek - Antônio Bezerra, Fortaleza - CE, 60352, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá / CERTARE Engenharia e Consultoria" 22 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955351/requalificacao-urbana-da-lagoa-do-tabapua-certare-engenharia-e-consultoria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.