Edifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura

Edifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Fotografia de Interiores, VigaEdifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, VigaEdifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Mais Imagens+ 18

  • Arquiteto Responsável: Paulo Fernandes Silva
  • Colaboradores: Diana Fernandes Silva, José Urzal Magalhães, Isabela Almeida Neves
  • Contratante: J. Camilo
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O 1032 Foz Housing é um edifício residencial com 19 apartamentos distribuídos por 5 andares. Localizada no Porto na Foz do Douro, tem uma orientação Nascente / Poente e está inserida numa zona urbana em consolidação junto ao Oceano Atlântico. Os acessos são feitos a Poente pela Rua de Gondarém onde também se situam as zonas sociais, voltadas para o mar, os quartos estão voltados a Nascente. O interior da propriedade está relacionado com os dos edifícios vizinhos, através de uma transição de vegetação e elementos de sombreamento em concreto e madeira.

Edifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

A proximidade com o mar, influenciou na escolha dos materiais, que são naturais e com texturas expressivas, contrastando com a linguagem delicada em que exploramos uma imagem de contornos leves, tendo como principal material o betão de cor antracite com uma textura que se estendia até à madeira. elementos complementados por vegetação que se integra com as grandes árvores existentes na rua. O desenho das generosas varandas direciona o enquadramento visual para o Oceano Atlântico, permitindo também que a grande abertura das janelas estenda a área social de dentro para fora. A Rua Gondarém contém principalmente edifícios residenciais com fachadas contínuas e árvores frondosas.

Edifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG
Edifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

Ajustamos o volume ao delineado pelos prédios contíguos e criamos um ritmo de saliências com as varandas e seus floreiros que enriquece o perfil da rua e quebra a monotonia da volumetria existente, o ritmo é evidenciado também pelo movimento pela rua como pelos diferentes ângulos de iluminação que o sol proporciona ao longo do dia, com momentos de luz e sombra reforçando e revelando as suas formas.

Edifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada
© Fernando Guerra | FG+SG
Edifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. de Gondarém 1032, 4150-379 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial 1032 Foz / dEMM Arquitectura" 11 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955303/edificio-residencial-1032-foz-demm-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.