Casa 1819_HY / ABrito Architects

Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores
© Luis Díaz Díaz

Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, EscadaCasa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de InterioresCasa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de InterioresCasa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Escada, TijoloCasa 1819_HY / ABrito Architects - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: ABrito Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Díaz Díaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Louis Poulsen, Trimble
  • Equipe De Projeto: Albert Brito, Inma Hervés, Paula Poblet
  • Cidade: Calella
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores
© Luis Díaz Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de Calella é formado por um tramado de construções entre medianeiras, muito comum na costa catalã. Eles são chamados de 'casos còs' e são caracterizados por terem quatro ou cinco metros de largura, dois ou três andares, muito profundos e geralmente possuem um pequeno pátio dentro da quadra.

Casa 1819_HY / ABrito Architects - Imagem 17 de 23
Planta - Primeiro Pavimento
Casa 1819_HY / ABrito Architects - Imagem 20 de 23
Corte
Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Luis Díaz Díaz

O briefing não só consistia na construção de uma moradia, mas também apresentava diversos condicionantes como ponto de partida. Por um lado, a moradia precisaria abriga uma mulher e sua mãe. Além disso, o projeto precisaria ser inserido em um terreno muito estreito (4,00 metros) e profundo. Isto condicionaria em grande medida as circulações verticais e a entrada de luz nas partes centrais da casa. 

Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Luis Díaz Díaz
Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Luis Díaz Díaz

Foi estabelecido que a mãe habitaria os espaços do térreo e a filha os andares superiores. O primeiro nível teria então acesso direto à rua e ao pátio interior. Este casa dispõe de cozinha, sala de estar, sala de jantar e quarto no mesmo espaço e um quarto para hóspedes e prática de Yoga no nível superior.

Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Luis Díaz Díaz
Casa 1819_HY / ABrito Architects - Imagem 16 de 23
Planta - Térreo
Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Luis Díaz Díaz

Devido à largura do terreno, propõe-se um trabalho seccional onde os níveis do programa permitem uma relação direta entre os espaços ao mesmo tempo em que facilitam a entrada de luz em todos os ambientes. 

Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo
© Luis Díaz Díaz
Casa 1819_HY / ABrito Architects - Imagem 22 de 23
Corte
Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Corrimão, Escada
© Luis Díaz Díaz

No térreo, as diferentes alturas de pé-direito determinam as diversas utilizações que podem ser dadas em cada espaço em uma planta livre e aberta. Nos pavimentos superiores, a alteração dos níveis de pisos e tetos configura os diferentes espaços ao mesmo tempo em que lhes confere diferentes graus de privacidade. Pretende-se que a casa seja o mais flexível possível e que estas diferentes situações permitam que seja utilizada de muitas maneiras ao longo da sua vida. O programa tenta responder aos requisitos de privacidade sem abrir mão de dar à intervenção um caráter unitário.

Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Luis Díaz Díaz
Casa 1819_HY / ABrito Architects - Imagem 21 de 23
Corte
Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Luis Díaz Díaz

Procuram-se vistas transversais diagonais para que todos os espaços da casa sejam sempre controlados, evitando barreiras visuais que limitam o espaço. Do acesso à casa - pé-direito duplo - tem-se vista direta da casa da mãe - no térreo - e da filha diagonalmente para cima. Deste espaço se avista toda a dimensão da intervenção. As escadas apresentam diferentes possibilidades aos espaços. A estrutura aparece e desaparece, apresentando as vigas como suporte da vida e da vegetação, assumindo os elementos estruturais e vitais.

Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Luis Díaz Díaz

Trata-se aqui de uma construção tradicional com materiais locais e mão de obra local. Existe uma intenção manifestada no projeto de expressividade de todo o processo através da sinceridade estrutural, bem como dos materiais utilizados. Esta é uma construção honesta e simples que combina a naturalidade e espontaneidade dos materiais.

Assim, materiais tradicionais como cerâmica, concreto, gesso e madeira são apresentados com total sinceridade e expressividade, conferindo ao projeto um caráter forte.

Casa 1819_HY / ABrito Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luis Díaz Díaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 1819_HY / ABrito Architects" [CASA 1819_HY / ABrito Architects] 02 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955021/casa-1819-hy-abrito-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.