Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos

Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, CozinhaResidência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, MadeiraResidência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, EscadaResidência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de InterioresResidência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Mais Imagens+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Zimmermann
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Artesian, Deca, Lumion, Meber, Mobly, Monofloor, Muma, Nemetschek, Obrah, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: Gonzalo Serra
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Ana Zimmermann

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma desta unidade residencial, concebida e construída em 1977 na cidade de Curitiba, ocupa a cobertura do prédio no qual está inserida. Trata-se de um duplex habitado por um casal jovem e um filho, inserido no 20º e 21º pavimento, o qual possui orientação leste e oeste e visual desimpedida até o horizonte, permitindo a contemplação do nascer e pôr do sol em ambos os andares e uma privilegiada vista panorâmica de diversos setores da cidade. Setorizada conforme seu uso, a residência se organiza sob o seguinte critério: no 20º andar (uso maiormente privativo), os setores de dormitório, sala de música/costura, office e lavanderia/depósito. Já no 21º, um único acesso social imediatamente permite uma visibilidade 270º da cidade, devido à dupla orientação das aberturas em uma única atmosfera espacial. Este último pavimento, de caráter semi-público, abarca os usos de cozinha-estar-jantar-sala TV de forma integrada, além de um amplo terraço externo coberto, também integrado física e visualmente.

Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Ana Zimmermann
Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 28 de 30
Planta - Pavimento Superior
Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ana Zimmermann

Adicionalmente, a pedido do cliente, é neste mesmo pavimento que se integram dois outros usos peculiares: sauna e jacuzzi, os quais foram coesamente associados à proposta arquitetônica, sem desqualificar e comprometer a ambiência dos setores de uso diário mencionados, através de elementos como floreiras e painel de revestimento contínuo em madeira. Buscou-se uma extraordinária leveza, não apenas com a utilização de cores claras, mas também com a finura de todos os elementos arquitetônicos (bancadas, estruturas de mobiliário, perfilados do conjunto luminotécnico, escada). Materialmente, o projeto como um todo obedece ao critério de plano de fundo em uma paleta controlada, maiormente monocromática. Optou-se por revestir os pisos originais por uma solução milimétrica de microcimento em tom claro, sem juntas. Todos os forros e teto foram pintados de branco, além da nova intervenção luminotécnica obedecer o mesmo critério de cor. O resultado foi um “canva” pálido, equilibrado e amigável à luz, que dialoga harmoniosamente com painéis e mobiliário madeirados e de texturas maiormente claras.

Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Vidro
© Ana Zimmermann
Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 29 de 30
Corte
Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Vidro
© Ana Zimmermann

A integração interna vertical de ambos pavimentos é efetuada através de uma nova proposta de escada metálica, concebida íntegra e estruturalmente em aço maciço, além de seu guarda-corpo composto por tubos metálicos retangulares. Todo o conjunto da escada obedece rigorosamente a distância de 20mm em relação ao vazio da laje, medida mínima para a passagem dos dedos durante o percurso pela mesma, e respeitando nesta pequena soltura, a construção original. A mesma possui dois lances independentes, sendo o primeiro engastado na parede de concreto estrutural do núcleo de elevadores, e o segundo “pendurado” da viga de sustentação da laje do pavimento superior. Tal solução corroborou significativamente com o contexto geral da leveza da residência. O tom claro esverdeado atribuído à escada visa unificar a paleta de cores dos dois andares, mimetizando o tom natural da vegetação com a palidez do microcimento e branco presente nas paredes dos dois pavimentos.

Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Porta
© Ana Zimmermann

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Curitiba, Estado de Paraná, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Duarte da Costa / Gonzalo Serra Arquitetos" 17 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954535/residencia-duarte-da-costa-gonzalo-serra-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.