Reabilitação de Apartamento Duplex Bugio / AIA

Reabilitação de Apartamento Duplex Bugio / AIA

© Carolina Delgado© Carolina Delgado© Carolina Delgado© Carolina Delgado+ 18

  • Arquitetos: AIA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Carolina Delgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, BRUMA, CIN, Clínica do Mármore, Efapel, FRANKE, Geberit, Glem, Ikea, Mother Studio, Pladur, Roca, Sanindusa, Sanitana, Velux, Viúva C Ferreira Pires
© Carolina Delgado
© Carolina Delgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Bugio consiste na transformação de todo o interior de um apartamento duplex situado nos últimos pisos de um edifício anterior ao grande terramoto de Lisboa de 1755. Sendo o apartamento pequeno e querendo o cliente maximizar o número de quartos, uma das estratégias passou por se reduzir os espaços de circulação ao mínimo possível, alterando toda a organização interior de forma a tornar a relação entre os espaços mais eficaz, mas sempre preservando as características do apartamento original.

© Carolina Delgado
© Carolina Delgado
Plantas
Plantas
© Carolina Delgado
© Carolina Delgado

No piso de baixo a cozinha foi trocada com o quarto, passando a cozinha a ocupar o espaço central da casa. O espaço da sala foi ampliado tanto na horizontal como na vertical, unificando todos os detalhes originais dos elementos em madeira (frisos, portas, portadas, guarnições, rodapés...). Com a descoberta das cruzes de Santo André (estrutura em madeira) a formarem um painel a toda a largura no topo da sala quase como uma obra de arte de grandes dimensões, iniciou-se um jogo de tetos inclinados que percorrem o apartamento, partindo da sala, subindo as escadas até ao piso de cima e aí percorrendo todas as divisões.

© Carolina Delgado
© Carolina Delgado

No piso de cima todas as divisões se organizam em torno de um armário/duche central, criando um movimento rotativo que apenas deixa de fora o pátio exterior. Ao longo do apartamento procurou-se sempre aproveitar todos os recantos e todos os nichos existentes, para criar espaços de arrumação, uns com maior e outros com menor ligação direta aos espaços principais.

© Carolina Delgado
© Carolina Delgado
© Carolina Delgado
© Carolina Delgado
Corte
Corte

© Carolina Delgado
© Carolina Delgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sé, 1100 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reabilitação de Apartamento Duplex Bugio / AIA" 13 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954509/reabilitacao-de-apartamento-duplex-bugio-aia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.