Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF

Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior, Cerca, Jardim, CorrimãoComplexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior, JanelaComplexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimComplexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaComplexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Mais Imagens+ 45

  • Arquitetos: FGMF
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ABB, Alessandro Busana, Deca, Greenhouse, Jorge Pensi Studio, Lumini, Lux Obras, MAV Esquadrias, Mr. Cryl, Pedrali, Portobello, REKA, RJ Pinturas e Decorações, Rocha Soares Serralheria, Senibeton Fabricante Bricolagem, Viamar Piscinas
  • Arquitetos Responsáveis: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Coordenadores: Gabriel Mota, Luciana Bacin, Marília Caetano, Sonia Gouveia
  • Colaboradores: Carla Facchini, Carmem Procópio, Juliana Fernandes, Juliana Nohara, Priscylla Hayashi, Thiago Pimentel, Vera Silva
  • Estagiários: Beatriz Proença, Nara Diniz, Luiz Henrique Falavigna, Otávio Araújo, Yara Bello
  • Engenharia: Brasil Batistella
  • Paisagismo: Sergio Santana
  • Cidade: Campinas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo Dom Pedro, consiste em dois clubes completos, com sedes, acessos, e áreas externas de esporte e lazer. A arquitetura deveria possuir uma identidade única, mas propor de forma independente organizações de fluxos, espaços e dimensões, relações com vistas e entorno, quase como dois projetos em um.

Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior, Janela
© Rafaela Netto
Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Imagem 33 de 50
Dom Pedro II - Implantação
Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Rafaela Netto

Após diversos estudos, decidimos dar início ao projeto pelas áreas externas – organizamos o espaço de quadras, campos, playgrounds, piscinas e acessos, e previmos os espaços mais adequados para cada edificação sede. Como partido para as construções partimos de um pressuposto simples – Adotamos uma espécie de “unidade volumétrica” a partir de uma decupagem do programa original. Com essa redução programática obtivemos uma clareza de setorização de cada área importante da edificação – vestiários, sala de ginástica, hall, salão de festa, serviços, acesso e assim por diante.

Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rafaela Netto

Cada uma dessas unidades do programa foi organizada buscando a melhor localização para as edificações, e sua relação com os espaços externos e fluxos internos. Para cada unidade criamos um volume que varia em dimensões e alturas, mas sempre segue a regra de ter duas faces abertas, uma para o acesso principal, e outra para as piscinas e vistas. Passamos então a entrelaçar os volumes e criar construções contínuas. Esse entrelaçamento hierarquiza a setorização do programa possibilitando a identificação de cada área à distância, enquanto cria uma volumetria quase escultórica, que cria diferentes e interessantes visuais para o usuário que se encontra em diferentes locais do complexo.

Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Rafaela Netto
Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Imagem 34 de 50
Dom Pedro II - Planta Clube
Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada
© Rafaela Netto

As paredes internas foram recuadas do volume principal unitário e revestidas de madeira preservando a volumetria principal. Todos os volumes receberam revestimento cimentício integral – piso, paredes, tetos. No entanto buscamos três variações leves de cinzas entre esses revestimentos para ressaltar a independência entre a função de cada espaço.

Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Rafaela Netto
Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior, Cerca, Jardim, Corrimão
© Rafaela Netto

Como embasamento para cada construção foram utilizados muros de arrimo em gabiões de pedra aparente, normalmente utilizados na construção de infraestrutura como um contraste com a pureza dos volumes acima. Esses volumes ficam recuados ou em balanço sobre essas contenções, debruçando-se para a vista ou para as piscinas.

Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior
© Rafaela Netto

O resultado geral do projeto foi o de um partido único e forte para as duas construções do complexo resultando em volumetrias quase escultóricas. Apesar da clara relação entre as construções, e partidos iguais, cada uma delas possui um caráter único e relações muito intimas com o programa externo e a natureza circundante.

Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campinas - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Complexo Clubes Dom Pedro / FGMF" 24 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953669/complexo-clubes-dom-pedro-fgmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.